Míni-tornado fotografado hoje em Abrantes, fenómeno é cada vez mais recorrente no Vale do Tejo. Foto: João Bento

No espaço de dois dias ocorreram dois mini-tornados na região do Médio Tejo. Na quinta-feira foi em Moita do Norte, Vila Nova da Barquinha, tendo provocado vários estragos em telhados de duas habitações, e esta tarde em Rossio ao Sul do Tejo (Abrantes), sem danos a registar, segundo os bombeiros.

O momento de formação e passagem do mini-tornado foi registado pouco depois da hora de almoço, cerca das 15h00, a partir da cidade de Abrantes, com populares a fotografarem um fenómeno, que sendo natural, nunca foi tão frequente em Portugal como agora.

Em Vila Nova da Barquinha foi o segundo caso em dois meses consecutivos, sempre no mesmo local em Moita do Norte, e com prejuízos e danos em telhados de habitações, com o presidente da Câmara, Fernando Freire, a atribuir estes fenómenos às alterações climáticas.

Já em abril, uma outra situação em Constância foi notícia do nosso jornal, com um fenómeno de concentração de ventos muito fortes a derrubar árvores, postes de eletricidade e coberturas de arrecadações e garagens nos lugares de Enxertal e Cardal, freguesia de Santa Margarida da Coutada.

Na ocasião, o autarca de Constância, Sérgio Oliveira, relacionou também as causas do fenómeno com as alterações climáticas, comparando a ocorrência de abril com outras situações similares que têm sido registadas nos últimos anos no Vale do Tejo, com ventos muito fortes ou mini tornados.

Mini-tornado fotografado esta sexta-feira em Abrantes. Foto: Hugo Picado

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Entre na conversa

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.