Foto: CMA

Um “incentivo ao mérito escolar dos alunos”, estes prémios são atribuídos por via de protocolo de colaboração estabelecido em 2012 entre o Município de Abrantes, a Tejo Energia e as Escolas Dr. Solano de Abreu, Dr. Manuel Fernandes e EPDRA.

Segundo informação da autarquia foram premiados os alunos Murilo Rodrigues Oliveira, aluno do Curso de Artes do Espetáculo da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes; Bárbara Sofia Pimenta Damásio, aluna do ensino regular na área de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes; Ana Maria Rodrigues Felício, aluna do ensino regular na área de Ciências e Tecnologias, da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu; Filipe Alexandre Guedes Silvestre, aluno do curso profissional de Técnico de Gestão e Sistemas Informáticos, da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu; Eduarda Carolina Mendes Silva, aluna da EPDRA.

Cada aluno recebeu um prémio monetário de 1250 euros, sendo os montantes assegurados pela Câmara Municipal de Abrantes e pela empresa Tejo Energia. Já o processo de seleção dos alunos distinguidos cabe às escolas envolvidas, cujo critério é a obtenção da melhor média.

Após arranque da cerimónia com atuação musical dos músicos José Horta e João Vaz, coube à diretora anfitriã fazer o discurso em nome de todos os agrupamentos escolares.

Marly Serras, diretora da EPDRA, começou por parabenizar os alunos reconhecidos, destacando que “a atribuição destes prémios constitui-se como um estímulo e simultaneamente como uma responsabilidade para toda a comunidade educativa porque exige que estamos comprometidos com o objetivo de criar uma cultura da sociedade de que o esforço vale a pena”, destaca o mesmo comunicado.

Também presente na iniciativa esteve Dulce Franco, representante da Tejo Energia, que felicitou os alunos, não só os homenageados, mas também “todos os alunos que no passado ano letivo atingiram os seus objetivos” e sublinhou “o gosto que temos em estar junto da Câmara e de toda a comunidade escolar neste momento de reconhecimento do esforço destes alunos”.

Por seu turno, Manuel Jorge Valamatos não deixou de estar presente no momento, tendo encerrado a cerimónia de entrega dos prémios de mérito com um agradecimento à EPDRA pelo acolhimento e também à parceria da Tejo Energia.

Felicitando toda a comunidade escolar e os alunos premiados, salientou que “em 2012, em boa hora, o Município de Abrantes com a Tejo Energia, os Agrupamentos Escolares e a EPDRA iniciámos um protocolo de cooperação para entrega de prémios de mérito como forma de estímulo e reconhecimento pelo esforço e dedicação dos nossos alunos”.

“Os jovens que hoje aqui premiamos tiveram desempenhos escolares extraordinários. Das artes do espetáculos, às ciências, passando pelas tecnologias, os sistemas informáticos e o ensino profissional, esta diversidade demonstra que temos jovens preparados para enfrentarem o futuro nas mais diversas áreas profissionais”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, acrescentando que “como professor, sei bem os sacrifícios que tiveram para alcançarem as metas que se propuseram ao longo do percurso escolar”, pode ler-se no mesmo comunicado.

O edil assumiu ainda não esquecer as dificuldades acrescidas pelas quais estes jovens tiveram de passar durante a pandemia. “Não me esqueço que a vossa geração sofreu muita com os efeitos da pandemia histórica que colocou desafios muito complexos à nossa comunidade escolar e a vossa dedicação, compromisso e resiliência que demonstraram é um mérito inegável que com orgulho hoje vos reconhecemos”.

“Em Abrantes, queremos formar jovens que se assumam como cidadãos no seu papel dentro da sociedade como elementos transformadores, solidários e unidos que não desistam e sigam sempre os seus sonhos”, destacou Manuel Jorge Valamatos que deixou ainda um grande agradecimento aos professores, pais e todos os trabalhadores das escolas do concelho “por terem estado sempre ao vosso lado nesta caminhada”, termina a mesma informação.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *