Teatro com humor da BI-DOM Academia sensibiliza para o risco de incêndio no mundo rural. Foto: DR

A peça de teatro humorístico é baseada em três folhetos da Proteção Civil: ‘Portugal sem fogos depende de todos : Defenda a sua casa’, ‘Aldeias Seguras, Pessoas Seguras’ e ‘Queimas e Queimadas’, e em que três amigos se encontram e discutem os mesmos de forma divertida e educativa. A peça foi criada por Mauro Moura a pedido da Proteção Civil de Torres Novas, e tem estado a percorrer a região, aceitando convites para levar o espetáculo a todo o país.

Teatro com humor sensibiliza para o risco de incêndio. Foto: BI-DOM

No final da última exibição em Zibreira, Torres Novas, que contou uma salão repleto de público atento e ao mesmo tempo divertido, registámos a conversa com os três atores (Mauro Moura, José Carlos Batista e Miguel Viegas), com o responsável pela Proteção Civil de Torres Novas, João Paiva Ribeiro, e com o presidente da Junta de Freguesia da Zibreira, João Carlos Santos.

VIDEO/QUEIMAS DOS QUEIMADOS:

YouTube video

Este formato de transmitir informação séria através do teatro humorístico, além de inovador, tem granjeado elogios por onde se te apresentado, sendo direcionado essencialmente para as aldeias, pretendendo, de forma lúdica, informar a população mais rural para as boas práticas e procedimentos a adotar.

Teatro com humor sensibiliza para o risco de incêndio. Espetáculo em Zibreira teve casa cheia. Foto: DR

Esta peça de teatro está inserida nas várias ações a realizar nos 11 concelhos da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo durante o mês de março, em que é assinalado o Mês da Proteção Civil, tendo várias datas agendadas e disponíveis para os próximos meses.

Com a próxima exibição agendada para o dia 6 maio, em Albergaria-a-Velha, a BI-DOM Academia Criativa já levou a peça ‘Queimas dos Queimados’ a Zibreira, Pedrógão, Lamarosa, Meia Via (todos em Torres Novas), Constância, Mação e Espinhal (Penela).

Teatro com humor sensibiliza para o risco de incêndio. Foto: BI-DOM

Na estreia da peça, em janeiro, em Pedrógão (Torres Novas), estiveram presentes a Proteção Civil de Torres Novas, GNR, PSP, Diretor Nacional da Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil (ANEPC), 2º Comandante Operacional da Sub Região do Médio Tejo da ANEPC e o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas que deram à BI-DOM um “aval e feedback positivo” para o grupo apresentar esta peça de teatro pelo País.

Para mais informações ou contacto: academia@bi-dom.com ou telefone 924 706 577.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *