Setor do comércio e da construção representam 78% das empresas Gazela do Médio Tejo. Foto: DR

A região Centro conta com 104 empresas Gazela, que empregam 4.456 pessoas e geram um volume de negócios de 1.096 milhões de euros e 859 milhões de euros de exportações, relatam as conclusões do último estudo efetuado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) sobre as empresas Gazela existentes na região Centro em 2022.

De acordo com os apuramentos efetuados pela CCDRC, que pelo décimo primeiro ano consecutivo faz esta distinção das Empresas Gazela na região, destacam-se os seguintes aspetos, para a CIM do Médio Tejo:

· O número de empresas Gazela identificadas nos municípios da CIM do Médio Tejo aumentou face ao ano de 2021, passando de 8 para 9 empresas.

· Estas nove empresas têm um elevado potencial para gerar novos postos de trabalho, tendo triplicado as pessoas ao serviço, entre 2018 e 2021, de 99 trabalhadores para 340 trabalhadores.

· Também o volume de negócios destas nove empresas observou um forte crescimento, pois faturaram 7,3 milhões de euros em 2018 e 28,3 milhões de euros em 2021.

· 7 das 9 empresas são de pequena dimensão e as restantes duas, uma é de média dimensão e outra é micro empresa.

· 78% das empresas desenvolvem as suas atividades na indústria transformadora (4) e na construção (3).

As empresas “gazela” são empresas com poucos anos de vida e que, num curto espaço de tempo, apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios.

Empresas Gazelas 2022 no Médio Tejo: município, pessoal ao serviço e volume de negócios

Em termos de distribuição geográfica estão localizadas em sete dos 11 municípios do território da CIM Médio Tejo.

Em Abrantes e Ourém localizam-se duas empresas em cada município, enquanto as restantes cinco empresas estão localizadas nos municípios de Alcanena, Entroncamento, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha (uma, em cada).

Empresas Gazelas 2022 na CIM Médio Tejo (com autorização para a sua divulgação)

O evento de reconhecimento das Empresas Gazela realiza-se no próximo dia 26 de abril, no município de Águeda, e contará com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

O estudo completo para a Região Centro pode ser consultado AQUI.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *