Foto: DR

Respeitando as medidas de contingência com vista a travar a propagação do novo coronavírus, existem ainda na região muitas alternativas à habitual fila do supermercado: os mercados tradicionais, com produtos locais. Saiba nesta listagem onde poderá fazê-lo nos próximos tempos, recordando sempre que as normas e regras de distanciamento social, higienização e etiqueta respiratória são um imperativo que deve cumprir também nestes espaços. Apenas deve deslocar-se aos mercados para comprar os seus produtos e bens essenciais de alimentação, desde leguminosas a frutas da época.

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, esclareceu que os mercados podem manter-se abertos e as vendas ambulantes são permitidas, como medida para ajudar os pequenos produtores a escoarem os produtos regionais.

“Não é por nada que os mercados continuam a poder estar abertos, a venda ambulante está permitida, fizemos tudo para poder continuar a assegurar a distribuição destes produtos que, mesmo em tempos de pandemia, todos necessitamos de consumir”, afirmou.

  • Mercado Municipal de Tomar

Aberto às terças e quintas (7h00 às 14h00), e sextas e sábados (6h00 às 15h00). Funciona “apenas dentro do edifício municipal”, sendo que irá ser feito “o controlo de entradas, considerando a concentração de clientes simultaneamente na mesma área”.

O mercado grossista irá continuar a funcionar às segundas, quartas e quintas-feiras, das 17h00 às 22h00, “por forma a garantir os abastecimentos a retalhistas, associações, restaurantes e IPSSs”.

  • Mercado Municipal de Vila de Rei e Mercado Municipal da Fundada

Funcionam como habitual, sendo que o número máximo de clientes em simultâneo será de sete pessoas no Mercado Municipal de Vila de Rei e de seis pessoas no Mercado Municipal de Fundada.

  • Mercado Municipal de Torres Novas

Durante a semana, funcionará de segunda a sexta no período da manhã, das 7h00 às 13h00.

Foram adotadas medidas de segurança, como a desinfeção regular do espaço, limitação de entrada de pessoas, criação de distâncias de segurança, proteção dos produtos e disponibilização de desinfetante para as mãos.

Também se encontra aberto o Mercado de Riachos, todos os dias das 9h às 13h.

  • Mercado Municipal de Alcanena

O mercado encontra-se a funcionar na Rua José Afonso, uma vez que o edifício se encontra em obras. Entrada condicionada de 20 pessoas em simultâneo. A manutenção deste equipamento deve-se a servir “para fins alimentares, considerados produtos de primeira necessidade”.

Esta medida mantém-se, previsivelmente, em vigor até ao dia 20 de abril,

  • Mercado Municipal de Abrantes

Mercado diário a funcionar segundo os seguintes horários e especificações:

De segunda a sexta
Piso 0: 08h00 – 19h00 / Piso -1: 08h00 – 13h00
Sábado
Piso 0, -1 e -2: 7h30 – 13h30

Produtos disponíveis:
Peixe: Todas as 3ªs feiras, 5ªs feiras e sábados.
Padaria, talho e cafetaria: Todos os dias
Hortícolas, frutícolas, pão e bolos: Piso -1 todos os dias e piso -2 aos sábados.

O Mercado Diário do Pego também se encontra aberto ao público, de terça a domingo (encerra à segunda-feira), das 08h00 às 11h30, mas com restrições. Os clientes podem entrar em número de 1 por vendedor (que são três, dois de hortícolas e um de peixe).

O Mercado Semanal em Tramagal reabre este sábado, dia 18 de abril, a partir das 07:00, para venda de produtos hortícolas e frutícolas, com restrições ao numero de clientes no acesso ao interior do espaço.

  • Mercado Municipal do Entroncamento

Mercado diário mantém-se aberto mas com restrições no acesso. Aos sábados, o acesso dos clientes ao espaço do mercado diário será efetuado apenas pelo portão da Praça Salgueiro Maia.

O acesso será limitado ao máximo de cerca de 100 pessoas em simultâneo, as quais devem garantir o espaçamento de cerca de um metro entre si.

  • Mercado Municipal da Sertã; Mercado Municipal de Cernache do Bonjardim; Mercado Municipal de Pedrógão Pequeno

Abertos nos horários habituais apenas para comercialização de bens alimentares. O Mercado da Sertã está aberto à sexta-feira, o de Cernache do Bonjardim à segunda-feira e o de Pedrógão Pequeno ao domingo.

  • Mercado Municipal de Gavião
O mercado está aberto às terças e sextas-feiras, das 07h00 ao 12h00. Serão vendidos exclusivamente frescos e outros produtos alimentares. As entradas são feitas de forma limitada, permitindo-se no mercado três pessoas de cada vez.
  • Mercado Municipal de Ourém
O Mercado Municipal de Ourém, realizado à quinta-feira, reabriu ao público a 23 de abril com várias restrições. O espaço funciona entre as 08h00 e as 12h00, por enquanto só com produtos alimentares e metade dos vendedores tradicionais, que alternam com os restantes a cada semana. As entradas são condicionadas e vigiadas pelas forças de segurança.
Os mercados ecorurais, tradicionalmente realizados no primeiro domingo de cada vez e focados nos produtores locais, também já foram retomados.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *