As 62 ocorrências registadas desde as 12:00 até ao final da tarde de hoje, em todo o distrito, foram ao encontro das previsões dos especialistas e da Proteção Civil, tendo o CDOS de Santarém dado conta ao mediotejo.net que “não houve danos de maior nem feridos a registar”.
Segundo a mesma fonte, das 62 ocorrências, que tiveram um pico entre as 12:00 e as 14:00, há a registar a queda de 45 árvores, de 4 outdoors, 7 quedas de cabos elétricos, 2 desabamentos parciais de habitações mais antigas e ainda 4 inundações, sendo que o concelho de Tomar foi o que destacou em número de ocorrências.
“A maioria das situações ocorridas nas últimas horas diz respeito a quedas de árvores e de estruturas, como painéis, outdoors, algerozes das casas ou andaimes”, reforçou.
Em Tomar e na aldeia de Serra a força das águas fez saltar as bocas de esgoto que, a par de algerozes entupidos, levaram a inundações e a problemas na normal circulação automóvel.
Outra das razões que obrigou a acionar os serviços da proteção civil prende-se com a limpeza de vias, acrescentou a fonte do CDOS, explicando que a grande maioria destes problemas estão relacionados com os ventos fortes.
“Foram ventos muito fortes e com chuva muito intensa, sendo expectável que este fosse o panorama para o dia que se previa”, disse.
De acordo com as previsões meteorológicas, ao final do dia de hoje o tempo deverá melhorar, (período de acalmia) sendo de prever que o mau tempo (chuva e ventos fortes) regresse no domingo, a partir do meio da manhã.
C/LUSA