Logótipo Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

O concelho de Ourém tem as escolas com melhores médias em exames nacionais do secundário (12º e 11º anos) e do 9º ano de escolaridade no Médio Tejo. O Colégio de São Miguel, em Fátima, instituição diocesana com contrato de associação com o Estado, encontra-se em 39º lugar a nível nacional no Secundário e a Escola Básica D.Afonso IV – Conde de Ourém, instituição pública, em 155º lugar no 9º ano.

O mediotejo.net apresenta os rankings divulgados pelo jornal PÚBLICO, numa parceira com a Católica Porto Business School, para as escolas do ensino básico e secundário, de acordo com as notas dos exames nacionais. O método utilizado para obter esta classificação pode ser consultado na respetiva página.

No que toca ao 9º ano, a Escola Básica D. Afonso IV – Conde de Ourém sobe do 284ª posição em 2015, obtendo este ano uma média geral de 3,12 e o 155º lugar no ranking.

Segue-lhe no Médio Tejo a Escola Básica Padre António Lourenço Farinha, instituição pública na Sertã, que sobe do 669º lugar em 2015 para o 208º em 2016. A média geral é de 3,05. Também a Escola Básica e Secundária Dra. Maria Judite Serrão Andrade, escola pública no Sardoal, teve uma subida galopante do 761º lugar em 2015 para o 231º lugar em 2016, com uma média geral de 3,02.

Com uma média geral de 12,27 nos exames, o Colégio de São Miguel encontra-se na liderança das escolas com ensino secundário no Médio Tejo. A instituição com contrato de associação subiu do 57º para o 39º lugar. Neste ranking segue-lhe a Escola Secundária do Entroncamento, pública, com média geral de 11,09, tendo subido quatro lugares na tabela e localizando-se em 2016 no 124º. A Escola Secundária Artur Gonçalves, em Torres Novas, também pública, surge de seguida, com média geral de 11,03. Desce no entanto da 105ª posição para a 128ª.

A nível distrital, o 9º ano tem as melhores classificações no Colégio Infante Santo, 26º lugar (Santarém), e na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, em 141º lugar (Covilhã – Castelo Branco). A primeira é escola privada e a segunda pública.

No Secundário, no distrito de Santarém o Colégio de São Miguel é também a escola secundária mais bem colocada. No distrito de Castelo Branco, na sede do concelho, a tabela é encabeçada pela Escola Secundária Nuno Álvares, no 52º lugar nacional, uma instituição pública.

Cláudia Gameiro

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *