É sob o mote “As Estações Náuticas e o Desenvolvimento Local” que as associações ADIRN (Associação Para O Desenvolvimento Integrado Do Ribatejo Norte), PINHAL MAIOR (Associação Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul) e TAGUS (Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior), realizam o “Encontro do Castelo de Bode” durante os dias 27, 28 e 29 de julho. A iniciativa, que vai passar pelos concelhos de Abrantes, Ferreira do Zêzere e Tomar, conta com apresentações, debates e promoção de atividades náuticas.
O programa teve início na manhã desta quinta-feira dia, 27, em Ferreira do Zêzere, no Lago Azul Eco Hotel, com as apresentações “Castelo de Bode” pela Tagus e Pinhal Maior, “Albufeira do Azibo”, pela Desteque (Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente), e “Lagos do Sabor”, pela Douro Superior (Associação de Desenvolvimento do Douro Superior) e um debate relacionado com o tema de “Articulação das Estações Náuticas com projetos de Desenvolvimento Local, presente e futuro”.
Ainda neste dia, no Villa Nova Nautic & Nature Hostel (Serra, Tomar), foi realizado um passeio de barco pela albufeira do Castelo de Bode assim como a experimentação de atividades náuticas.

No dia 28 (quarta-feira), o encontro navega até Abrantes, mais concretamente até ao Hotel Segredos de Vale Manso, onde são feitas as apresentações “Alqueva” pela associação Rota do Guadiana, e “Albufeiras de Santa Clara; Campilhas e Vale do Gaio”, pela ADL (Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano). Segue-se um debate onde o mote é “Promoção do destino ‘Castelo de Bode”.
Neste dia há outra oportunidade para experimentação de atividades (15h30-17h) na praia fluvial da Aldeia do Mato, e ainda para a degustação de produtos locais (17h45) na Praia Fluvial de Fontes.
O último dia do encontro, na quinta-feira, desenrola-se no concelho de Vila de Rei, com início às 10h, no Auditório Municipal Monsenhor Dr. José Maria Félix, com as apresentações “Alqueva e La Serena” do Centro De Desarrollo Rural La Siberia e La Serena – Consorcio Centro De Desarrollo Rural, e “Meimão e Meimoa” da ADRACES (Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul). O debate que se segue é sobre “Turismo Sustentável – A qualidade da água e a pressão do turismo, a paisagem, a floresta e a agricultura biológica”.
Para as 16h está prevista a experimentação de atividades, como Canoagem, SUP, passeios de barco, Ski e Wake, na Praia Fluvial de Fernandaires.
