Foram eleitos e tomaram posse no dia 21 de janeiro, na Casa da Cultura da Sertã, os novos órgãos sociais da AMREN2 – Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, nos quais a região do Médio Tejo está representada por quatro municípios: Abrantes, Sardoal, Sertã e Vila de Rei.
A Mesa da Assembleia Geral é presidida pelo Município de Sardoal e tem como vogal o Município de Abrantes. O Município da Sertã integra o Conselho Diretivo como Vogal, enquanto Vila de Rei é Vogal no Conselho Fiscal.
Na reunião, o Presidente da Câmara Municipal da Sertã agradeceu a presença dos restantes associados e reafirmou o compromisso do seu Município para com o projeto da EN2. O autarca referiu que sempre defendeu sem reservas este projeto, dando parabéns por todo o trabalho desenvolvido pela associação.
“A EN2 é uma linha que une todos os nossos municípios e que essa união seja cada vez mais forte, cada vez mais consolidada, para que possamos fazer crescer cada vez mais este projeto para defesa e crescimento económico e social das nossas terras”, disse Carlos Miranda.
Miguel Borges, Presidente do Município do Sardoal, destacou a descoberta da riqueza da Estrada Nacional 2 feita pelos portugueses nos últimos anos, fruto do trabalho desenvolvido pelos sucessivos Conselhos Diretivos daquela associação.
Após a tomada de posse, Luís Machado, Presidente do Conselho Diretivo da AMREN2 e do Município de Santa Marta de Penaguião, agradeceu a forma como os autarcas foram recebidos na Sertã e manifestou gratidão a todos os que têm trabalhado em torno do projeto.
“Neste projeto a Vila mais pequena é tão importante como a Cidade maior”, afirmou. No que concerne ao trabalho a desenvolver reforçou que o “conselho diretivo tem a enorme responsabilidade de concretizar todos os projetos e ideias que têm vindo a ser desenvolvidos.”
A Estrada Nacional 2 (EN 2) é uma via que integra a rede nacional de estradas de Portugal, ligando Faro a Chaves. Em Portugal, a Estrada Nacional 2 é a que tem maior extensão, 738,5 kms (originalmente eram 739,260 kms), num trajeto que nos leva do norte ao sul do país, com passagem por 11 distritos: Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro.

Associação de Município da Rota da Estrada Nacional 2 – Mandato 2021/25
Assembleia Geral
Presidente: Município de Sardoal
Vogal: Município de Chaves
Vogal: Município de Abrantes
Conselho Diretivo
Presidente: Município de Santa Marta de Penaguião
Vogal: Município de Vila Pouca de Aguiar
Vogal: Município de Viseu
Vogal: Município da Sertã
Vogal: Município de Almodôvar
Conselho Fiscal
Presidente: Município de Vila de Poiares
Vogal: Município de Castro Daire
Vogal: Município de Vila de Rei