O aumento do turismo é uma das expectativas das 40 localidades envolvidas no Programa Arte Pública da Fundação EDP, que lançou esta quarta-feira, dia 24, em Lisboa, os três primeiros roteiros, para o Alto Alentejo, Ribatejo e Algarve.

Os roteiros foram presentados na Central Tejo, pelo administrador executivo e diretor-geral da Fundação EDP, Miguel Coutinho, pelo curador do projeto, João Pinharanda, por vários artistas envolvidos, como Manuel João Vieira, Xana e Luís Silveirinha, e pelas autarquias.

Lançado em 2015, o programa está presente em cinco regiões – também no Médio Tejo e Trás-os-Montes – envolvendo mais de 35 artistas em 79 intervenções, muitas delas já realizadas, outras em curso.

Os artistas fazem visitas às localidades, depois debatem as suas ideias com a comunidade e realizam as intervenções, por vezes com a participação dos habitantes, nomeadamente alunos das escolas locais.

Para tal usam espaços livres, como fachadas de habitações públicas ou privadas, caixas de transformação da EDP Distribuição, muros ou outras estruturas.

Luís Silveirinha, um dos artistas participantes, que criou uma obra em Campo Maior, no Alto Alentejo, comentou que o projeto “foi um grande desafio”, por ter sido uma experiência totalmente nova, mas concluiu que “a arte também pode ser solidária, resolver problemas locais, com base na ideia do trabalho com as comunidades”.

Por seu turno, Manuel João Vieira, cujo projeto está ainda em fase de debate por uma assembleia comunitária da região do Médio Tejo, comentou que “as pessoas mostram-se muito abertas às propostas dos artistas, por muito estranhas que elas sejam”.

Depois de várias ideias, deverá criar uma obra em azulejo para contar uma história.

Os guias produzidos pela EDP dão a conhecer a viagem por cada um desses roteiros, estando ainda por ser lançados para Trás-os-Montes, Médio Tejo e Minho.

Alexandre Farto (também conhecido por Vhils), Xana, Mariana a Miserável e Gonçalo MAR são outros dos artistas que assinam os projetos deste programa, cujo objetivo é envolver a população em novas experiências culturais, estimulando o desenvolvimento e a economia local.

Vários representantes das localidades envolvidas, como Vila Nova da Barquinha (distrito de Santarém) ou Vila do Bispo (distrito de Faro), que estavam presentes no auditório para o lançamento dos roteiros, sublinharam a importância do programa para um maior acesso à arte e disseram esperar que possa vir a atrair turismo.

Miguel Coutinho, da Fundação EDP, sublinhou que o programa “concilia as duas áreas mais importantes da Fundação EDP, que são a cultura e a inovação social”.

Por seu turno, João Pinharanda apontou “a possibilidade de trazer conhecimento e outros tipos de relação com a comunidade, ocupando espaços que estão vazios, e que podem ser valorizados com arte pública”.

Agência de Notícias de Portugal

Deixe um comentário

Leave a Reply