O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) lidera o Grupo C nos ‘Acessos a Consulta e Cirurgia’ e manteve o crescimento da atividade assistencial em 2018, anunciou aquela entidade de saúde, que abarca os hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas.
Em nota de imprensa, o CHMT dá conta dos resultados apurados da atividade assistencial do ano de 2018, verificando-se que o Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, “mantém a tendência de crescimento, consolidando o trajeto iniciado desde 2015. Depois de 2016 ter sido o melhor ano assistencial de sempre, e de em 2017 ter continuado uma evolução positiva, 2018 afigura-se como um ano de consolidação do crescimento da atividade assistencial”, pode ler-se na mesma nota.
O CHMT, continua, “aumentou a sua taxa de acessibilidade com um acréscimo de 3% no número de consultas, com origem nos Centros de Saúde, tendo realizado um total de 24.259 consultas com esta origem. Mais 706 que em 2017 e com um cumprimento de 84% do Tempo Médio de Resposta Garantido (TMRG). Paralelamente, fez ainda notar, “diminuiu para 54 dias o tempo médio de espera para primeira consulta”.
Estes valores agora revelados colocam o CHMT no primeiro lugar do seu grupo de referência, o Grupo C, liderando a variável do Acesso a Consultas, com o melhor resultado da Mediana de Tempos de Espera e no Cumprimento do TMRG .
Também no número de Cirurgias o Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, registou um acréscimo da Cirurgia Programada Ambulatória de 4,7% com um total de 6178 cirurgias.
A Lista de Inscritos em Cirurgia (LIC) apresenta igualmente indicadores positivos, com um decréscimo de 7% de doentes em espera face a 2017. Diminuiu, igualmente, a Mediana de Tempo de Espera para a Lista de Inscritos em Cirurgia (LIC) em 4% relativa ao ano anterior.
Na nota enviada à imprensa, pode ler-se que a liderança do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, na atividade assistencial “confirma o compromisso assumido, consolidando os níveis assistenciais, e prosseguindo a sua missão assistencial junto da população que serve, prestando mais e melhores cuidados de saúde aos utentes do Médio Tejo. Sublinho que a par deste aumento assistencial o CHMT, EPE, diminuiu a sua Dívida Total em cerca de 14 ME nos últimos quatro anos”, afirmou Carlos Andrade Costa, presidente do Concelho de Administração do CHMT, EPE, citado na mesma nota informativa.
No ano de 2018 também as Sessões de Hospital de Dia tiveram um aumento de 5,7%, com um total de 33 463, mais 1803 do que no ano de 2017, segundo os dados revelados.
“Estes indicadores refletem, sobretudo, a dedicação e esforço de todos os profissionais de saúde, empenhados na construção de um Centro Hospitalar que cada vez mais ‘+MédioTejo’”, concluiu o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE,.
