O programa Caminhos do Ferro não se vai realizar no Médio Tejo este mês de abril, conforme previa a Comunidade Intermunicipal, em estreita parceira com os 13 municípios da região. Devido à situação epidemiológica da covid-19 que assola o país, a CIM do Médio Tejo e os seus municípios associados tomaram a decisão da não realização do primeiro ciclo deste programa, que habitualmente decorre em abril com (os Caminhos do Ferro), podendo os mesmo decorrer em julho, com os Caminhos da Água, e em outubro com os Caminhos da Pedra.
Em comunicado, a CIM do Médio Tejo diz esperar trazer novidades, com a maior brevidade possível, sobre a realização dos dois ciclos (Água e Pedra) que ainda poderão ocorrer em 2020, informações prestadas relativamente a um projeto cultural – Caminhos – que surgiu da vontade de 13 municípios em “apresentar às suas populações ofertas culturais alternativas, arrojadas e que colocassem o território no mapa artístico e cultural a nível nacional e internacional”.
Os grandes objetivos do Caminhos é gerar itinerância de públicos internos, com uma programação cultural diferenciadora, e aumentar o número de visitantes que experienciam, neste período, o território como um todo, como um roteiro turístico e cultural em rede.
O projeto é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER.
