O Instituto Português do Mar e Atmosfera, (IPMA), colocou a região do Médio Tejo e todo o distrito de Santarém com aviso amarelo, a exemplo, aliás, dos restantes distritos do país.
Assim, das 06h00 às 23h59 de sábado, dia 17 de outubro, há previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas. O vento será forte com rajada da ordem de 80km/h.
Probabilidades e conselhos úteis:
Piso rodoviário escorregadio com eventual formação de lençóis de água;
Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, devido a acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
Possibilidade de inundação, por transbordo de linhas de água, nas zonas historicamente mais vulneráveis;
Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
Danos em estruturas montadas ou suspensas;
Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.