O Instituto Português do Mar e Atmosfera, (IPMA), colocou a região do Médio Tejo e todo o distrito de Santarém com aviso amarelo, a exemplo, aliás, dos restantes distritos do país.

Assim, das 06h00 às 23h59 de sábado, dia 17 de outubro, há previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas. O vento será forte com rajada da ordem de 80km/h.

Probabilidades e conselhos úteis:

Piso rodoviário escorregadio com eventual formação de lençóis de água;

Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, devido a acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;

Possibilidade de inundação, por transbordo de linhas de água, nas zonas historicamente mais vulneráveis;

Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;

Danos em estruturas montadas ou suspensas;

Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;

Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.