A Escola D. Maria II, de Vila Nova da Barquinha, participou com 4 projetos na Feira EMPRE, iniciativa integrada no projeto “Médio Tejo – Vive o Empreendedorismo” e dinamizada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em evento que contou este ano com a participação de 600 alunos, 31 professores e 13 escolas, as quais desenvolveram no total 27 projetos.
O espírito empreendedor das equipas de estudantes de Vila Nova da Barquinha resultou este ano em 8 projetos, dos quais 4 estiveram em exposição na Feira Empre, que decorreu na Praça dos Claras, em Torres Novas, nomeadamente os projetos ”Kaderno” (capas para cadernos personalizadas), “Barquinha ON” (porta chaves e pin`s, com imagens promocionais do concelho de Vila Nova da Barquinha, “PIMT8” (empresa ligada à comunicação e imagem, com grande dinamismo na divulgação, promoção do Agrupamento e do concelho e que recebeu o Prémio Municipal de Empreendedorismo 2015), e “Innova Team” (códigos QR com interesse para divulgar os principais pólos de atração turística do concelho, pretendendo divulgá-los a municípios vizinhos) .

A professora Ana Santos, coordenadora do Empre na Escola D. Maria II, disse que os jovens empreendedores “são muito versáteis, dinâmicos e pró-ativos, contribuindo, de modo eficaz e eficiente para o Sucesso do Projeto empreendedorismo, em contexto escolar”.
“Sem dúvida, este Projeto está a ser um êxito no Agrupamento e no concelho de Vila Nova da Barquinha”, vincou.
O jornal digital mediotejo.net fez reportagem (ver vídeo) e entrevistou Madalena Messias, do 8º ano e uma das responsáveis pelo projeto “PIMT8”, Pedro Alves, do 10º A, membro da equipa mentara do projeto “Innova Team, e a coordenadora dos oito projetos EMPRE em curso em Vila Nova da Barquinha .
A Feira Empre esteve incluída no projeto EMPRE – Empresários na Escola, que pretende promover o empreendedorismo jovem. Desenvolvido pelo TAGUSVALLEY – Tecnopolo do Vale do Tejo com o apoio da CIM do Médio Tejo, este projeto tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes para o desenvolvimento de projetos sustentáveis e que potenciem a criação de emprego.
A edição deste ano do projeto EMPRE contou com a participação de 600 alunos, 31 professores e 13 escolas, as quais desenvolveram no total 27 projetos. Alunos do 5º ao 9º ano trabalharam em grupo para criar e planear uma empresa, desde a criação de uma identidade corporativa, ao estudo de mercado, à definição de gamas de produtos e à gestão tanto de fornecedores como de clientes.
Durante o ano letivo, foi pedido aos alunos que seguissem todos os passos de uma empresa real, tendo tido de tomar várias decisões com o apoio dos professores e do técnico do TAGUSVAlLEY. A metodologia seguida pretende que os alunos desenvolvam aptidões relacionadas com a responsabilidade, comunicação, gestão de conflitos e organização, entre outras.