Foto: DR

Entre as 588 freguesias do país sem banda larga móvel estão 21 freguesias da região do Médio Tejo (13 no distrito de Santarém e oito no distrito de Castelo Branco), segundo os dados da ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações. Os chamados pontos cegos concentram-se em territórios com pouca densidade populacional.

O concelho mais afetado por este problema é Sertã com sete freguesias (no ordenamento administrativo anterior a 2013) sem acesso a banda larga. Abrantes e Mação têm cinco freguesias cada com este problema nas comunicações móveis.

O levantamento foi feito pela ANACOM na sequência de reclamações dos clientes. Esta entidade, por sua vez, impôs às operadoras de telecomunicações a obrigação de, até ao final de 2019, instalar antenas capazes de abranger 75% da população naquelas localidades.

A ANACOM dividiu as 588 freguesias afetadas em três grupos, sendo que cada uma das três operadoras de telecomunicações ficou responsável por 196 localizações. Esta obrigação decorre da renovação das licenças da MEO, NOS e Vodafone, operadoras que têm agora o prazo de um ano para garantir a cobertura em banda larga.

Para que comece a aparecer o sinal de 3G ou de 4G nos telemóveis daquelas freguesias, as três operadoras estão obrigadas a assegurar uma velocidade mínima de transmissão de dados de 30 Mbp por segundo.

Freguesias* do Médio Tejo sem banda larga móvel

Abrantes Alvega
Abrantes Bemposta
Abrantes São Facundo
Abrantes São Miguel do Rio Torto
Abrantes Vale de Mós
Constância Santa Margarida da Coutada
Ferreira do Zêzere Chãos
Mação Amêndoa
Mação Cardigos
Mação Carvoeiro
Mação Envendos
Mação Mação
Ourém Freixianda
Sertã Cernache do Bonjardim
Sertã Cumeada
Sertã Marmeleiro
Sertã Palhais
Sertã Pedrógão Pequeno
Sertã Sertã
Sertã Várzea dos Cavaleiros
Vila de Rei Fundada

Fonte: ANACOM

Outras freguesias* do distrito de Santarém com o mesmo problema

Almeirim Fazendas de Almeirim
Almeirim Raposa
Alpiarça Alpiarça
Benavente Benavente
Benavente Samora Correia
Cartaxo Valada
Chamusca Chouto
Chamusca Ulme
Chamusca Vale de Cavalos
Chamusca Carregueira
Coruche Coruche
Coruche Couço
Coruche São José da Lamorosa
Coruche Biscainho
Coruche Santana do Mato

Fonte: ANACOM

* A denominação das Freguesias é a do ordenamento administrativo anterior a 2013

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *