“São os pinheiros e os eucaliptos.” Foi assim, quase sem pensar, que Margarida Carpinteiro respondeu quando lhe perguntaram pelo segredo da sua longevidade.
A atriz, que trocou Lisboa pelo concelho de Mação, esteve esta segunda-feira no centro da abertura da primeira Semana da Longevidade e do Envelhecimento Ativo e Saudável, uma iniciativa do município que durante vários dias vai levar para a agenda temas como exercício físico, alimentação, saúde, convívio e participação social.
Na Galeria Carlos Saramago, onde decorreu a sessão, a longevidade apareceu primeiro desenhada. Nas paredes, a exposição “Rostos que o Tempo Celebra – Caricaturas que Marcam Gerações”, de Adão Silva, recupera rostos conhecidos da televisão e do teatro portugueses, entre eles o da própria Margarida Carpinteiro. Na sala, porém, os rostos ganharam voz e memória.





A vereadora Vanda Serra explicou que a escolha de Margarida Carpinteiro para abrir a semana não foi casual. É, disse, “um grande exemplo” daquilo que o município pretende colocar em discussão: uma vida longa, mas também ativa.
A responsável começou por falar da própria mudança de linguagem em torno do envelhecimento. “Aqueles termos da terceira idade, dos idosos, são termos que estão em desuso”, afirmou, lembrando uma frase que ouviu várias vezes durante os seus anos como técnica do município: quando se falava em comemorar o Dia do Idoso, havia quem respondesse “eu vou-me inscrever, mas eu não sou idoso”.
A ideia, explicou, é olhar para estas pessoas como “adultos mais velhos”, mas também como pessoas com “muita potencialidade ainda”.

É essa mudança de perspetiva que está na base da programação desta semana. Não se trata apenas de falar de mais anos de vida, mas de discutir o que fazer com esses anos. “Acrescentar anos à vida é importante, mas é preciso acrescentar-lhes vida aos anos”, resumiu Vanda Serra.
O programa começou esta segunda-feira e prolonga-se até sexta-feira, envolvendo diferentes estruturas e respostas existentes no concelho.
Esta terça-feira, 29 de setembro, Mação assinala o Dia Municipal da Longevidade e do Envelhecimento Ativo e Saudável, instituído pelo município e aprovado pelos órgãos autárquicos. Será um dia de encontro entre participantes da Universidade Sénior, do Clube Sénior e das Academias da Mente.




Na quarta-feira, o tema passa para um seminário dedicado à longevidade. Ao longo do dia serão abordadas questões relacionadas com a definição do próprio conceito, mas também os cuidados necessários para que o aumento da esperança de vida seja acompanhado por qualidade de vida.
Na quinta-feira, o município junta-se às IPSS do concelho para uma jornada dedicada à população sénior, que deverá reunir cerca de 250 pessoas. E, na sexta-feira, haverá uma aula de ioga ao ar livre, seguida da abertura do novo ano letivo da Universidade Sénior.
“São uma série de eventos que têm a ver com os pilares fundamentais deste tema”, explicou Vanda Serra.
Na abertura, o presidente da Câmara Municipal, José Fernando Martins, recuperou outra dimensão da longevidade: a relação das pessoas com o território onde vivem.
Ao entrar na sala e encontrar os rostos retratados por Adão Silva, o autarca falou da sensação de reconhecer na televisão alguém que é “da nossa terra”. E lembrou que foi precisamente através do pequeno ecrã que começou a conhecer Margarida Carpinteiro.




“Nós ficamos sempre muito empolgados quando vemos na televisão alguém que nos toca, que é da nossa terra”, afirmou.
Hoje, a atriz não é apenas uma figura que o concelho vê na televisão. É alguém que escolheu Mação para viver parte da sua vida. José Fernando Martins brincou com essa ligação e encontrou na presença da atriz mais uma prova daquilo que a semana pretende celebrar.
“Acho que escolheu os Vales de Cardigos para ter longevidade, porque os ares de Mação são os melhores”, disse.
A conversa acabou naturalmente por chegar à televisão, ao teatro e às pessoas que Margarida Carpinteiro encontrou ao longo de uma carreira de décadas, algumas das quais retratadas nas caricaturas de Adão Silva. Perante os presentes, a atriz recordou os seus primeiros passos no teatro e a amizade de Nicolau Breyner e Raul Solnado.

São histórias como esta que Adão Silva procurou recuperar através da exposição agora patente na Galeria Carlos Saramago. O artista, vindo de Braga, explicou que gosta especialmente de trabalhar os rostos das décadas de 1970 e 1980. Não apenas pela importância das figuras retratadas, mas pelo que elas representam para quem cresceu nessa época.
Após a visita à exposição, Margarida Carpinteiro falou de Mação como uma terra onde encontrou alguma coisa que Lisboa deixou de lhe dar. Nasceu em Lisboa, mas identifica-se hoje profundamente com o território onde vive agora os seus dias.
“Sinto-me uma jovem”, afirmou, já depois de brincar com os seus 79 anos e com a idade que a própria caricatura de Adão Silva lhe devolve.




Quando lhe perguntaram novamente pelo segredo da longevidade, voltou aos pinheiros e aos eucaliptos. É ali, diz, que encontra a paz.
No final da sessão, Margarida Carpinteiro recebeu, além da sua caricatura, uma peça de cerâmica oferecida pelo município, como lembrança da primeira edição da Semana da Longevidade e do Envelhecimento Ativo e Saudável.
“Gosto é de levar a vida ativa e saudável, com saúde e com capacidade para me mexer e não dar trabalho a ninguém”, disse.
A iniciativa surge no ano em que o município instituiu o Dia Municipal da Longevidade e Envelhecimento Ativo e Saudável, assinalado a 29 de setembro, na sequência de uma deliberação da Câmara Municipal aprovada em junho.





Segundo o município, a semana pretende valorizar as pessoas mais velhas enquanto parte ativa da comunidade, promover hábitos de vida saudáveis, participação social e bem-estar e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por instituições, associações e parceiros nesta área.
O programa arrancou na manhã desta segunda-feira, com uma caminhada promovida pela RUTIS, com partida do Largo dos Combatentes, em Mação.
Na terça-feira, 29 de setembro, o Centro Cultural de São José das Matas recebe a comemoração do novo Dia Municipal da Longevidade, entre as 12:30 e as 17:00, com almoço e tarde cultural destinados aos elementos do Clube Sénior de Mação, Academias da Mente e Universidade Sénior, com animação dos Mimabô e do Grupo Coral da ARPIC.


Um dos momentos centrais da programação acontece a 30 de setembro, com o 1.º Seminário da Longevidade e Envelhecimento Ativo e Saudável, entre as 09:30 e as 17:00, no auditório do Centro Cultural Elvino Pereira. A participação requer inscrição prévia através do formulário disponibilizado pelo município.
A semana integra também as comemorações do Dia Internacional do Idoso, em 1 de outubro, com um encontro no Largo da Fanca, em Penhascoso, dirigido aos utentes das instituições particulares de solidariedade social do concelho.
No mesmo dia, entre as 09:00 e as 17:00, realizam-se rastreios cognitivos gratuitos à população, no Serviço de Ação Social, na antiga Escola Secundária de Mação, igualmente mediante inscrição.
A programação termina a 2 de outubro com uma sessão de meditação e relaxamento, às 10:00, no Jardim Municipal, orientada por Cláudia Santos, e com a sessão solene de abertura do ano letivo 2026/2027 da Universidade Sénior de Mação, marcada para as 15:00, no auditório do Centro Cultural Elvino Pereira.
A promoção do envelhecimento ativo integra as prioridades assumidas pelo município para 2026, incluindo atividades de estimulação cognitiva, rastreios gratuitos, projetos intergeracionais e ações de literacia digital dirigidas à população sénior.

