Mais de meio milhão de euros reforça as verbas da TAGUS para aplicar no território. Créditos: Tagus

Devido a ter uma taxa de compromisso de 99% e de 42% de execução, cumprindo as metas e indicadores estabelecidos, nos projetos apoiados pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), o Programa Nacional de Desenvolvimento Rural (PDR2020) reforçou a dotação da TAGUS para apoiar projetos em Abrantes, Constância e Sardoal com mais 543 753,88 euros.

Esta é a segunda vez que é feito este aumento da verba da TAGUS para as medidas do Desenvolvimento Local de Base Comunitária Rural (DLBC Rural) financiada pelo FEADER. Em 2016, na assinatura do protocolo de articulação funcional entre este GAL e a Autoridade de Gestão a dotação da TAGUS era de 1.863.385,54 euros, e atualmente já soma 3 062 906, 45 euros, a que se juntaram verbas para investimentos no âmbito do Fundo Social Europeu (FSE) com 881.504,36 euros, e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com 615.915,93 euros, totalizando os três fundos 4 560 326,74 euros que têm sido aplicados no território.

365 mil euros de apoio a concurso na área agrícola e de comercialização de proximidade

De salientar que para a utilização das verbas, a TAGUS está a receber candidaturas de investimentos que se insiram na medida 10.2.1.1. “Pequenos investimentos na Exploração Agrícola”. O concurso dispõe de 100 mil euros para apoiar os projetos, que promovam a melhoria das condições de vida, trabalho e produção dos agricultores ou que contribuam para o processo de modernização e de capacitação das empresas do setor agrícola.

Nos Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola (10.2.1.1.) para a Ribatejo Interior são priorizados os pedidos de apoio que incidam sobre o olival, produtos biológicos, frutos vermelhos e hortofrutícolas. Também, pontuam mais, as candidaturas que incorporem novas tecnologias, equipamentos, produtos ou processos comparados aos existentes. O apoio, nesta medida do PDR2020, através do Portugal 2020, do FEADER, é de 50 % das despesas elegíveis para investimentos até os 50 mil euros.

Para mais informação e consulta dos avisos de concurso e legislação aplicável aos projetos a implementar em Abrantes, Constância ou Sardoal, deve ir ao sítio na Internet da TAGUS (www.tagus-ri.pt) ou do PDR2020 (www.pdr-2020.pt). Os interessados em obter mais esclarecimentos, devem agendar reunião através do email tagus@tagus-ri.pt ou pelo telefone 241 106 000.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.