VOLver leva teatro, magia e música a Torres Novas e Vila Nova da Barquinha. Foto ilustrativa: DR

O VOLver prossegue nos próximos dias em Torres Novas e Vila Nova da Barquinha com propostas de magia, música e teatro, numa programação cultural em rede que se prolonga até novembro e mantém a entrada gratuita nos espetáculos.

O próximo momento do programa acontece já na sexta-feira, 9 de outubro, às 21h30, em Torres Novas, com o espetáculo “Ensemble Magia Contemporânea”, que junta Zé Mágico, José Marques Antunes e Francisco Mousinho.

A apresentação está marcada para a Esplanada dos Claustros do Convento do Carmo e reúne três mágicos contemporâneos com diferentes estilos e linguagens, numa proposta assente na criatividade, interação com o público e surpresa.

No dia seguinte, sábado, 10 de outubro, às 16h00, o mesmo espetáculo segue para o CECUDE – Centro Cultural e Desportivo de Praia do Ribatejo, no concelho de Vila Nova da Barquinha.

A sessão terá cerca de 80 minutos de duração e é dirigida a públicos de todas as idades, propondo uma viagem pelo universo da ilusão e do imaginário. A entrada é gratuita.

Banda da Armada no Teatro Virgínia

A programação prossegue em Torres Novas a 28 de outubro, às 21h30, com a Banda da Armada, no Teatro Virgínia.

A formação, cuja história remonta à primeira metade do século XVIII, desenvolve atividade nas áreas do cerimonial militar, protocolo de Estado e cultura, tendo realizado concertos em Portugal e no estrangeiro.

A Banda da Armada é atualmente chefiada pelo capitão-de-fragata músico Délio Gonçalves e foi distinguida, entre outras condecorações, com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos, em 1999, e com o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, em 2023.

O concerto em Torres Novas integra a programação cultural em rede VOLver e tem entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no Teatro Virgínia.

“Ninguém pediu, mas eu conto!” passa pelos dois concelhos

O mês de outubro termina com outra proposta apresentada nos dois municípios.

“Ninguém pediu, mas eu conto!” sobe primeiro a palco em Alcorochel, no concelho de Torres Novas, a 30 de outubro, às 21h30, na Associação Recreativa e Cultural local.

No dia seguinte, 31 de outubro, às 16h00, o espetáculo chega à Associação Cultural e Recreativa do Cardal, no concelho de Vila Nova da Barquinha.

A proposta parte do ambiente de uma antiga taberna, entendida como espaço de encontro e circulação de histórias, notícias e opiniões. Entre personagens, conversas, canções e episódios caricatos, o espetáculo recupera memórias e situações do quotidiano.

A sessão prevista para Vila Nova da Barquinha tem cerca de 80 minutos de duração, classificação para maiores de seis anos e entrada gratuita.

Programa prolonga-se até novembro

A programação cultural em rede entre Torres Novas e Vila Nova da Barquinha prolonga-se até novembro.

Está ainda previsto para 15 de novembro, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, um Encontro de Bandas, integrado no VOLver e pensado como momento de partilha e promoção da tradição filarmónica.

A programação do VOLver tem vindo a envolver os dois municípios ao longo do ano, com espetáculos de teatro, música, magia, encontros de bandas e outras propostas culturais distribuídas por diferentes espaços e localidades dos concelhos.

Em Vila Nova da Barquinha, os bilhetes podem ser levantados no Centro Cultural e reservados através dos contactos do município. No próprio dia dos espetáculos, a bilheteira abre duas horas antes do início. Em Torres Novas, os bilhetes para as iniciativas abrangidas são disponibilizados através do Teatro Virgínia.

A entrada nos espetáculos do VOLver é gratuita. A programação completa pode ser consultada no site oficial do VOLver

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

Leave a Reply