O concelho de Mação, nomeadamente a freguesia de Ortiga, tem sido palco de inúmeras ocorrências, desde assaltos a furtos, o que mereceu a atenção do vereador da CM Mação Vasco Marques (PSD). Na passada reunião ordinária pública o vereador deixou “o alerta e preocupação”, notando que a GNR está a acompanhar, mas pedindo também à população que tome as devidas precauções para evitar males maiores.
“Nos últimos tempos têm ocorrido uma série de assaltos pelo concelho, fica o alerta e a minha preocupação”, referiu Vasco Marques, dando conta de também ter partilhado a sua preocupação com responsáveis da GNR.
“Esta mensagem terá que ser passada, para as pessoas estarem um pouco precavidas, porque tem havido alguma criatividade em algumas ocorrências”, notou, deixando conselhos à população para que “fiquem atentas e não abram a porta, não facilitando quando algum estranho se cruzar no caminho”.

Vasco Marques deu conta ao nosso jornal de que, no espaço de “dois ou três meses se verificaram cerca de seis casos”, nomeadamente na freguesia de Ortiga, ao qual se junta o caso do vendedor de gelados e ultracongelados ter sido surpreendido com um homem deitado no meio da via, tendo sido violentamente agredido também por um segundo homem que estaria igualmente no local para uma tentativa de assalto.
O vereador da autarquia maçaense referiu ainda ter conhecimento de que “uma habitação na Barragem foi assaltada por duas vezes”, tendo ainda sido encontrados em flagrante “dois suspeitos no interior de uma das habitações do Bairro dos Pescadores, mas que logo se puseram em fuga num veículo de marca BMW, de cor preta”.

Também na Barragem, no bar da Praia Fluvial de Ortiga, foi roubado o dinheiro que constava nos matraquilhos.
Já na Estação de Ortiga, roubaram talhas antigas de uma propriedade, e na zona ribeirinha foram roubados cabritos a dois pastores, de Ortiga e de Alvega, confirmou Vasco Marques.
“Até ao momento a GNR não conseguiu identificar os dois indivíduos”, que ao que tudo indica poderão estar ligados a estes furtos, mas as autoridades estão no terreno.