Com a chegada do bom tempo e caminhar para a primavera, largando as amarras que a pandemia impôs nos últimos dois anos, as Rotas de Mação voltam a deixar o convite para palmilhar o concelho de Mação pelos trilhos da Natureza. Além das rotas já homologadas e oficializadas, o concelho vai ganhar mais 79 quilómetros de percursos pedestres este ano, uma vez que novas cinco rotas irão seguir para homologação. Novos sítios interessantes para descobrir, segredos até agora bem guardados para desvendar, passo a passo, entre as localidades de Cardigos, Amêndoa, Penhascoso, Casas da Ribeira e Caratão, e Envendos.
São mais de uma dezena os percursos que a associação Rotas de Mação se propôs a dinamizar, marcando-os e trabalhando na sua oficialização juntamente com o Município de Mação, juntas de freguesia e associações locais, contando com o esforço de voluntários para percorrer o terreno e trabalhar na sinalização, marcação e manutenção dos caminhos.
Esta primavera, assegura a organização das Rotas, Mação chegará aos quase 160 km de trilhos pedestres entre serras, lagoas, cascatas e quedas de água, ribeiras, aldeias, azenhas e moinhos. Todos os percursos assinalados e prontos a serem percorridos por todos os que se deixem imbuir do espírito de aventura e da sensação de liberdade.
“Os novos trilhos estão neste momento na fase de homologação pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e deverão poder começar a ser percorridos em breve”, anuncia a associação em comunicado.

“Passando por cinco freguesias, todas com ofertas bastante diferenciadas entre si, os novos trilhos perfazem quase 80 quilómetros. Grande parte deles foram criados a partir de trilhos já existentes, percorridos outrora tanto por agricultores como por moleiros ou resineiros”, acrescenta a ARM, notando que “a preservação, quer do ambiente quer da memória, é, sempre foi e continuará a ser, um valor do qual não abdica”.
Sendo a principal dinamizadora, a par da Câmara Municipal, da rede de percursos pedestres de Mação, apresenta a promessa das cinco novas rotas circulares, de “dar a conhecer lugares verdadeiramente paradisíacos, tais como a grande levada da Rota das Casas da Ribeira/Caratão ou o já famoso Pego da Rainha”.
Relevando o grande potencial turístico que Mação tem vindo a revelar aos seus visitantes, entre a serra e o rio, a associação sublinha que existem múltiplas vertentes para todos os gostos, todas as capacidades e idades, apresentando propostas para uma visita em família e onde as crianças se podem divertir, para praticantes de modalidades como o geocaching, BTT, corrida de trilhos e desportos de aventura como escalada, ou para aqueles que simplesmente não dispensam um passeio ao ar livre para aproveitar da melhor maneira o fim-de-semana.

Os novos percursos têm diferentes exigências, com distâncias dos 10 aos 19 km de extensão. Por exemplo, o mais longo percurso dos cinco tem uma duração média de 7 horas para ser concluído. Neste sentido, é importante estar atento aos detalhes na preparação de cada aventura, e por isso deve ser consultada a informação no site www.rotasdemacao.pt
Consta que, para os mais aventureiros, a Rota dos Envendos é o trilho ideal. Um dos trilhos mais exigentes, porque além de dar a conhecer a fundo grande parte desta freguesia, conduz o caminhante até dois dos mais deslumbrantes – e altaneiros – miradouros de todo o concelho, que oferecem vista panorâmica de tirar o fôlego: o Castelo Velho da Zimbreira e o ponto alto da serra Moita da Asna.
Já o compromisso da Rota de Penhascoso passa pelo contacto íntimo com a fauna e a flora da região, sendo um percurso mais brando e dado a caminhadas com calma, feitas com tempo para conhecer as aldeias, as linhas de água, a serra e contactar com os locais.
Em Cardigos, a rota faz-se em maioria por caminhos rurais, distando 10 km com baixo grau de dificuldade. O início e fim é na afamada e sobejamente conhecida Praia Fluvial de Cardigos: uma das mais procuradas na região do Médio Tejo durante a época balnear.

Por fim, aconselham as Rotas de Mação, a freguesia de Amêndoa como a escolha acertada “para quem procura uns dias de férias longe do rebuliço das grandes cidades, ou apenas um fim de semana de caminhadas pela Natureza, passando por miradouros e pequenas lagoas”.
Este trilho dá a conhecer os seus segredos patrimoniais, entre os quais o Castro de S. Miguel, o Cruzeiro e o Poço Mourão, considerados os três lugares incontornáveis da rota.
Serão mais cinco novas rotas pedestres a juntar às restantes cinco já homologadas. Todos estes trilhos convidam a partir à descoberta, embrenhados entre os tesouros naturais e patrimoniais em terras maçaenses, com a certeza que a cada estação do ano é permitido desfrutar de caminhadas diferentes, com cores, cheiros, aromas e sabores distintos a cada época.
CICLO DE PERCURSOS PEDESTRES DA ASSOCIAÇÃO ESTÁ DE REGRESSO

A Associação Rotas de Mação já arrancou com a nova temporada de caminhadas pelos trilhos pedestres do concelho, convidando para as grandes viagens “cá dentro”.
As caminhadas iniciaram no dia 5 de março, em Ortiga, onde se percorreu o PR4 – Via Passadiços de Ortiga, recentemente inaugurados mas já percorridos por muitos curiosos e amantes dos trilhos e da natureza.

As restantes caminhadas serão divulgadas oportunamente, mas segundo o calendário das Rotas de Mação, serão:
20.03.2022 – Penhascoso/Casal Barba Pouca (PR9)
02.04.2022 – Envendos (PR8)
16.04.2022 – Vales de Cardigos/Carrascal/Chaveira/Casais São Bento (Futuro PR12)
15.05.2022 – Mação (PR1). Caminhada das Famílias (Escolas)
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, devendo indicar-se a identificação dos participantes através do email geral@rotasdemacao.pt ou através do Messenger da página de Facebook das Rotas de Mação.