A Câmara Municipal de Mação vai juntar-se à RUTIS – Associação Rede de Universidades da Terceira Idade para a criação de uma Universidade Sénior em Mação.

Tal como as outras Universidades Séniores, a do concelho maçaense será mais uma resposta social à terceira idade, no combate ao isolamento e à exclusão social, avança a autarquia em nota de imprensa.

Com esta resposta, a Câmara Municipal tem como objetivo incentivar os seniores, pessoas a partir dos 50 anos, a participarem na sociedade de modo ativo, por forma a envelhecerem ativamente e assim prevenirem a dependência de terceiros, acrescenta a informação do município.

Atualmente, a autarquia, através do Programa “Mação um Concelho Amigo do Idoso” encontra-se a estabelecer parcerias com várias entidades e serviços da comunidade. Para o efeito, vai realizar uma campanha de angariação de voluntários que queiram ser professores e possam assim transmitir os seus conhecimentos em áreas ligadas às suas competências profissionais ou qualificações.

A RUTIS é uma instituição de utilidade pública, de âmbito nacional, com sede em Almeirim e que visa promover o envelhecimento activo e apoiar as Universidades Séniores.

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.