Foto: CMM

O Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, em Mação, juntamente com a Proteção Civil Municipal, promoveu o exercício “A Terra Treme”, integrado na organização anual pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Na manhã de dia 14, os alunos puderam colocar em prática uma simulação dos gestos e comportamentos a ter em caso de sismo.

A atividade, conduzida pelo diretor do Agrupamento de Escolas José António Almeida, contou com João Fernandes, técnico do Serviço Municipal de Proteção Civil de Mação, que deu orientações aos jovens, numa reunião preparatória com os delegados de turma, tendo depois os jovens organizado as turmas e transmitido as orientações para que, à hora marcada, ao soar da campainha, todos cumprissem com o exercício em causa.

Não só em sala de aula, mas em todos os contextos, foram colocados em prática os ensinamentos, nomeadamente na Biblioteca escolar e outros espaços da escola-sede.

O Município de Mação recorda que esta campanha pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.

São, por isso, determinantes três gestos simples: Baixar, Proteger e Aguardar.

Ao praticar estes gestos, que podem salvar vidas, este exercício permite simular o que fazer em caso de sismo assumindo que existe um risco real e para o qual se deve estar preparado.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *