Foto: DR

Mação vai ser palco da segunda edição do Encontro Internacional de Solidariedade Intergeracional, a ter lugar nos dias 8 e 9 de setembro no auditório do Centro Cultural Elvino Pereira. Esta é uma iniciativa que conta com a participação de profissionais de múltiplos países, aberta ao público mas sujeita a inscrição.

O encontro resulta de uma organização entre a Toxicomanies Europe – Échanges – Études e o projeto Mala da Prevenção, do maçaense Luís Duarte Patrício, contando com o apoio da Câmara Municipal de Mação.

Participam no evento profissionais oriundos dos quatro cantos do mundo, de países como Alemanha, Argélia, Brasil, Cabo Verde, Dinamarca, Espanha, Eslovénia, EUA, França, Itália, Polónia, Sérvia, Uruguai e Portugal.

Além dos painéis que suscitarão reflexões e debates em torno de temas como consumos, adições, comportamentos de risco e relações interpessoais, saúde e bem-estar, solidão e envelhecimento, consumo de drogas, direitos humanos e outros, também ocorrerão iniciativas extra-agenda, caso da exposição no hall do auditório do Centro Cultural com reproduções de Ex-Votos, da autoria do Professor João Patrício.

Ainda no dia 8 de setembro, às 15h45, o programa contém uma homenagem a António José Carvalho, “O Barbeiro”, uma figura emblemática de Mação que, com mais de 90 anos, ainda se mantém em atividade.

Na sexta-feira, dia 8, pelas 21h15, terá ainda lugar um espetáculo musical “Piano a quatro mãos – Duo Preto no Branco”, de Nuno Félix e Cristina Aleixo e Violino, com João Graça, no Cine-Teatro de Mação (bilhetes gratuitos, disponíveis na Câmara Municipal de Mação ou, no dia do concerto, no Cine-Teatro, a partir das 20h00).

Destaca-se ainda, na tarde de sábado, dia 9 de setembro, pelas 14h30, o painel “Comportamento de risco e direitos humanos”, contando com a presença do autarca Vasco Estrela e do Juiz Conselheiro Armando Leandro, tendo como intervenientes o Juiz Carlos Alexandre e Joana Marques Vidal, ex-Procuradora-Geral da República e que atualmente desempenha funções no Gabinete do Ministério Público junto do Tribunal Constitucional.

Pelas 16h00 será apresentado o livro “Droga Desmistificada”, com coordenação de Luís Patrício, e que será apresentado pela jornalista Isabel Risques, num momento que contará com participação de coautores de seis países.

A sessão de encerramento está prevista para as 17h00 de sábado, estando prevista (ainda a confirmar) a presença de Manuela Ramalho Eanes.

O evento é gratuito e aberto ao público, mas sujeito a inscrição. Os interessados devem garantir a sua presença através da Biblioteca Municipal, pelo email biblioteca@cm-macao.pt ou telefone 241 577 249.

PROGRAMA

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *