Foto: CMM

O Natal está aí à porta e o Município de Mação já está a preparar a sua programação natalícia, cumprindo com iniciativas que são tradição no concelho, caso da exposição de montras, da exposição de presépios em espaço público e da Expo-Venda de Natal, dedicada ao artesanato e artesãos locais. As inscrições estão já abertas para quem queira participar nestas iniciativas.

Quanto à exposição de montras de Natal destina-se a todos os comerciantes de todas as freguesias do concelho de Mação cujos estabelecimentos — cafés, lojas e serviços — tenham uma montra e que queiram participar nesta iniciativa. O objetivo é promover a quadra natalícia e o comércio local, sendo que o único requisito, além da montra, é que se respeite o tema alusivo à quadra natalícia.

A inscrição é efetuada preenchendo a respetiva Ficha de Inscrição que deverá ser entregue até ao dia 24 de novembro, em mão, na receção dos Paços do Concelho, por e-mail (eventos@cm-macao.pt) ou pelo correio para a Câmara Municipal de Mação (A/C Gabinete de Comunicação, Rua Padre António Pereira de Figueiredo, 6120-750 Mação).

No âmbito da exposição, as montras devem estar expostas entre 1 de dezembro de e 6 de janeiro de 2024. Todos os participantes receberão um prémio de participação no valor de 100 €.

Por outro lado, a autarquia também volta a promover a exposição de Presépios em Espaço Público, convidando as Instituições de Solidariedade Social e as associações a participar.

O Presépio da Sociedade Filarmónica União Maçaense foi o primeiro classificado na sua categoria em 2022. Foto: CMM

Esta atividade pretende estimular e incentivar a união e promover o espírito natalício no concelho de Mação, enchendo cada localidade de cor, esperança e brilho.

Os presépios deverão estar bem visíveis e devem ser visitáveis pela comunidade em geral, por forma a criar um Roteiro de Presépios a visitar no concelho de Mação.

A inscrição é efetuada também por preenchimento da respetiva Ficha de Inscrição, que deverá ser enviada até ao dia 24 de novembro, ou entregue em mão na receção dos Paços do Concelho. Pode ainda seguir por e-mail (eventos@cm-macao.pt) ou correio (Câmara Municipal de Mação, A/C Gabinete de Comunicação, Rua Padre António Pereira de Figueiredo, 6120-750 Mação).

Os presépios devem estar expostos de 1 de dezembro de 2023 e 6 de janeiro de 2024. Todos os participantes receberão um prémio de participação no valor de 100 €.

Já a Expo-Venda de Natal estará de regresso à Galeria Carlos Saramago do Centro Cultural Elvino Pereira, junto à Biblioteca Municipal, entre os dias 1 e 30 de dezembro. Encontram-se abertas as inscrições para os artesãos do concelho, bem como para as Instituições de Solidariedade Social que pretendam participar nesta venda de Natal.

Esta iniciativa tem por intuito proporcionar um espaço para a venda de diversos presentes locais e artesanais de Natal, desde elementos decorativos produzidos por artesãos, brinquedos, produtos em madeira, têxteis, e produtos endógenos e derivados, como o mel.

Esta iniciativa tem lugar há vários anos com a disponibilização, pela Câmara Municipal de Mação, da Galeria para os artesãos do concelho poderem expor e vender as suas criações, além de promover o seu trabalho.

Foto: CMM

A Expo-Venda oferece um variado leque de artesanato local, fruto do trabalho dos artesãos e das instituições de solidariedade social do concelho de Mação, e tem-se vindo a afirmar ano após ano, como o espaço ideal para fazer compras de Natal.

As inscrições devem ser feitas preenchendo a Ficha de Inscrição que deverá ser enviada até ao dia 24 de novembro, entregue em mão na receção dos Paços do Concelho, ou enviada por e-mail (manuela.filipe@cm-macao.pt) ou por correio (Câmara Municipal de Mação, Rua Padre António Pereira de Figueiredo, 6120-750 Mação).

Mais informações, fichas de inscrição e outros elementos podem ser consultados em http://www.cm-macao.pt/index.php/pt/83-info-municipal/noticias/1364-inscricoes-atividades-natal-2023

Em caso de dúvida contactar o Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Mação através do telefone 241 577 246 ou do e-mail eventos@cm-macao.pt

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *