Esta é uma iniciativa do projeto RESINA.PT – Programação Cultural em Rede no Pinhal Interior Sul, que tem percorrido os municípios de Mação, Vila de Rei, Sertã, Proença-a-Nova e Oleiros.
O Eco-Festival RESINA assume-me como “um festival intermunicipal, inclusivo e multigeracional, focado na sensibilização para a preservação do meio ambiente e na pertinência da proteção da floresta e do ordenamento do território no Pinhal”.
O programa cultural faz-se a partir da circulação dos artistas dos cinco municípios do Pinhal Interior Sul, mas também contando com a apresentação de performances de artistas nacionais em interação com artistas da região.
Entre os objetivos, constam “a sensibilização para as boas práticas e consciência ambientais, a inclusão e acesso à cultura, a colaboração e partilha intergeracional, a consolidação da identidade artística da região, a fomentação do desejo da fruição de cultura, a proteção ambiental, a consciência para o valor patrimonial e o seu potencial turístico”.
Segue-se o concelho de Vila de Rei no dia 8 de outubro e o concelho da Sertã no dia 16 de outubro.
O projeto RESINA.PT – Programação Cultural em Rede no Pinhal Interior Sul, é cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, e levado a cabo pela Pinhal Maior e os Municípios de Oleiros, Proença-a-Nova, Mação, Sertã e Vila de Rei.

