Praia fluvial de Carvoeiro hasteia Bandeira Azul há 16 anos consecutivos. Fotografia: Joaquim Diogo/CM Mação

A Bandeira Azul foi hasteada a 20 de junho, já dentro da época balnear que arrancou no feriado de 10 de junho e que já tem atraído dezenas de banhistas, convívios em família e proporcionando fins-de-semana de brincadeira com as crianças, num espaço verde, qual oásis na freguesia, a cerca de meia hora da sede de concelho.

“Este é um motivo de orgulho para o nosso Município e o reconhecimento do trabalho que, ano após ano, é feito por muitas pessoas e entidades para que tudo esteja em conformidade, respeitando os rigorosos critérios exigidos pelas entidades competentes. Prova disso é a atribuição desta distinção desde há 16 anos e que muito tem ajudado a elevar o nome de Mação, sendo esta Praia uma referência a nível regional e nacional, integrando os itinerários dos veraneantes que todos os anos nos visitam”, refere a autarquia, reagindo a esta distinção que se tem perpetuado há mais de uma década.

Segundo a autarquia, em 2022, continuará a ser implementado o Programa Bandeira Azul na temática da “Recuperação de Ecossistemas”, sendo que a FEE e a ABAE estão alinhadas com a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas.

Refira-se que a Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios. Os critérios do Programa Bandeira Azul estão divididos em Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.

A praia fluvial do Carvoeiro é uma das zonas balneares que funciona como um cartão de visita do Médio Tejo, sendo referência e sinónimo de qualidade ambiental na região. Acumula com a Bandeira Azul, a bandeira Qualidade de Ouro 2022 (a 12ª consecutiva), que atesta as boas práticas desta praia fluvial há 16 anos consecutivos, bem como a bandeira Praia Acessível, por disponibilizar equipamentos e adaptações às pessoas com mobilidade reduzida, permitido usufruto da praia com maior comodidade e sem obstáculos.

Foto: mediotejo.net

Dispõe de vários equipamentos e infraestruturas, como balneários, bar, parque de merendas, churrasqueiras, espreguiçadeiras e toldos de palha, posto de primeiros socorros, estacionamento. Está dividida com zona de banhos para adultos e para crianças, e tem cadeira anfíbia para pessoas com mobilidade reduzida, bem como rampas de acesso aos patamares superiores.

A Praia Fluvial de Carvoeiro localiza-se a cerca de 25 minutos de Mação, e situa-se na localidade de Carvoeiro. Costuma receber visitantes de toda a região e do país, e é um espaço apetecível para reunir com a família e deixar as crianças brincarem e correrem à vontade. Destaca-se pelo seu enquadramento natural, que lhe confere grande tranquilidade e cujas infraestruturas estão adaptadas à envolvente florestal, permitindo contacto muito próximo com a fauna e flora.

Foto: mediotejo.net

Carvoeiro é uma das três praias fluviais do concelho, a par de Cardigos e Ortiga. Este ano a praia fluvial de Cardigos conseguiu a bandeira Qualidade de Ouro, atribuída pela Quercus, uma distinção que acontece pelo segundo ano consecutivo. Já Ortiga encontra-se a reunir condições para que possa entrar na corrida por estes galardões.

Estes espaços são imagem de marca do concelho, especialmente no verão, acolhendo milhares de visitantes que se deixam encantar pelas especificidades que cada local tem para oferecer. A época balnear deste ano arrancou no dia 10 de junho e termina a 11 de setembro.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.