Foto: arquivo/CM Mação

A Praia Fluvial de Carvoeiro, no concelho de Mação, é a praia da região que mais galardões e distinções tem recebido ao longo da última década. Depois de renovar, pelo 14º ano consecutivo a Bandeira Azul conferida pela Associação Bandeira Azul da Europa, eis que volta a alcançar a distinção Qualidade de Ouro das águas, num prémio atribuído pela Quercus. Todos estes reconhecimentos decorrem de um conjunto de critérios de avaliação rigorosos, o que traz ainda mais sabor a mais uma vitória desta praia maçaense, que cativa milhares de visitantes e banhistas pela qualidade das suas águas, infraestruturas e enquadramento natural.

Além de ser a praia mais premiada do concelho, sendo símbolo de qualidade, tem resistido a inúmeros percalços, nomeadamente à catástrofe dos incêndios florestais e às intempéries. Atualmente encontra-se a sofrer obras para recuperação do espaço envolvente e piscinas, entre outros arranjos, para garantir que reabre ao público a tempo desta época balnear, prevista iniciar a partir de 26 de junho. Recorde-se que este espaço foi alvo de muitos estragos pela passagem da Tempestade Elsa, em dezembro de 2019, contabilizando-se mais de 100 mil euros de investimento para a sua requalificação. Ainda assim, a autarquia garante estar a fazer “tudo ao seu alcance” para que no final de junho a praia esteja “pronta e como nova”.

O presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, entende que “a atribuição destes galardões é um voto de confiança no trabalho que tem sido feito e que vamos continuar a fazer, apesar das circunstâncias excecionais a que a depressão Elsa nos sujeitou. Esta praia fluvial, como todas as do concelho de Mação, é um espaço de excelência e estamos a fazer tudo para que este verão seja ainda melhor do que os anteriores, com novas formas de estar, no âmbito da pandemia de covid-19 que oportunamente comunicaremos, pela segurança de todos”, nota, referindo-se às normas que irão ser impostas para acesso às praias.

Praia Fluvial do Carvoeiro, Mação. Foto: arquivo/DR

Recorde-se que a distinção com Bandeira Azul representa um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios do Programa Bandeira Azul. Estes estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.

Já o galardão Qualidade de Ouro 2020 foi atribuído a 381 praias nacionais, sendo que a  a região Tejo e Oeste regista a maior subida de zonas balneares galardoadas, em detrimento do Algarve que apresenta a maior queda.

Esta distinção é atribuída cumprindo com os critérios definidos em 2019, a qualidade da água ser excelente nas últimas cinco épocas balneares, de 2015 a 2019; todas as análises realizadas na última época balnear (2019) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos, isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli, e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respetivamente; na última época balnear (2019), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

Dispõe de vários equipamentos, como balneários, bar, parque de merendas, churrasqueiras, espreguiçadeiras e toldos de palha, posto de primeiros socorros, estacionamento. Está dividida com zona de banhos para adultos e para crianças, e tem cadeira anfíbia para pessoas com mobilidade reduzida, bem como rampas de acesso aos patamares superiores.

Foto: mediotejo.net

A Praia Fluvial de Carvoeiro localiza-se a cerca de 25 minutos de Mação, e situa-se na localidade de Carvoeiro. Costuma receber visitantes de toda a região e do país, e é um espaço apetecível para reunir com a família e deixar as crianças brincarem e correrem à vontade. Destaca-se pelo seu enquadramento natural, que lhe confere grande tranquilidade e cujas infraestruturas estão adaptadas à envolvente florestal, permitindo contacto muito próximo com a fauna e flora.

Além de Carvoeiro, o concelho de dispõe de outros equipamentos e locais aprazíveis, estando em crer o município que este ano haja semelhante afluência de pessoas ao concelho como em anos anteriores, ainda que exista “grande grau de incerteza relativamente à situação de pandemia que se vive atualmente”.

O concelho costuma receber milhares de visitantes por esta altura para usufruir de lugares como a Praia fluvial de Cardigos, a Praia fluvial de Ortiga, o Pego da Rainha, na Zimbreira (Envendos), o Vale do Ocreza com as gravuras rupestres, percursos pedestres junto ao rio Tejo, entre outros locais que, aos poucos, vão sendo desvendados através do projeto Rotas de Mação.

A época balnear abre, em Mação, a 26 de junho. As Piscinas Municipais abrem dia 1 de julho.

Notícia relacionada:

Mação | Praia fluvial de Carvoeiro renova Bandeira Azul em ano de desafios

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.