A Liga Regional de Melhoramentos de Ortiga (Mação) inaugurou ontem o seu relvado sintético perante o olhar atento da população. Foto: mediotejo.net

Sendo a única equipa da 2ª Divisão Distrital da zona norte do distrito de Santarém que ainda treinava e jogava num pelado, a equipa da Liga Regional de Melhoramentos de Ortiga, no concelho de Mação, esteve em festa no dia 15 de agosto, tendo vivido com alegria e orgulho o assinalar de um momento histórico para a história do clube.

Marcavam as 16h00 quando começaram a chegar os primeiros convidados para a cerimónia de inauguração do relvado que viria a acontecer momentos mais tarde. A animação era notória nos rostos daqueles que sonharam com o momento em que a Ortiga viria a ver o seu campo pelado ser transformado num sintético.

Após os discursos da praxe e a atuação do Grupo Folclórico e Etnográfico de Ortiga, o presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, deu o pontapé de saída que marcou a inauguração do relvado e deu início ao jogo que colocou o sintético à prova, disputado entre antigos jogadores e atletas no ativo.

REPORTAGEM/VÍDEO INAUGURAÇÃO DO RELVADO EM ORTIGA:

YouTube video

Ao som da música que os ia recebendo, a equipa da casa e a freguesia em peso iam dando um passo de dança, sempre de olhos postos nos pormenores do mais recente e renovado campo da freguesia.

“Está mesmo uma maravilha”, diziam uns. “Ainda me lembro de isto ser tudo só barro”, acrescentavam outros. Aproximada a hora de dar início à cerimónia de inauguração, a população foi percorrendo o recinto e instalou-se nas bancadas, agora também dotadas de cadeiras, em busca do melhor local para assistir a uma tarde histórica para a Ortiga.

Bruno Raimundo, vice-presidente da Direção da Liga, fez as honras da casa e começou por lembrar um projeto iniciado há mais de 40 anos por um grupo de amigos e que se tornou num verdadeiro sonho e que viria agora a ser concretizado.

A requalificação do Campo Municipal Agostinho Pereira Carreira, na vila de Mação, abriu a possibilidade de a Ortiga ter o seu primeiro relvado. O sintético retirado do campo municipal veio a ser reutilizado e instalado no Campo de Jogos Alfredo Daniel Smith, até então um dos poucos pelados que subsistiam no Campeonato Distrital de futebol.

A colocação no pelado de Ortiga rondou os 50 mil euros, investimento apoiado pela Câmara Municipal de Mação e a Junta de Freguesia de Ortiga.

GALERIA

O autarca de Mação marcou presença na sessão e afirmou ser com “satisfação” que assistia à inauguração deste renovado equipamento que ficará não só ao serviço da freguesia e da Liga, como também de todo o concelho.

Perante os presentes, Vasco Estrela lembrou o “enorme esforço que muitas pessoas da localidade fizeram” para auxiliar na construção do equipamento. “Devemos também, nesta ocasião, homenagear aqueles que deram o seu tempo para que fosse possível hoje estarmos no local onde estamos”, acrescentou.

“A Câmara Municipal de Mação acompanhou os anseios da Liga na concretização deste objetivo”, lembrou. Com o apoio da Junta de Freguesia, o autarca afirmou que foi possível reunir os meios financeiros necessários e suficientes par colmatar uma lacuna há muito apontada pelas gentes de Ortiga.

O presidente da CM Mação sublinhou ainda os investimentos que têm sido realizados na freguesia nos últimos tempos, nomeadamente o Núcleo Museológico, os passadiços, a requalificação da praia fluvial de Ortiga e o apoio dado à Junta de Freguesia na reabilitação de alguns elementos como a Fonte Velha e o Largo em frente à Igreja.

Ainda durante a sua intervenção, o autarca mostrou-se disponível para continuar a apoiar a Liga Regional de Melhoramentos de Ortiga, desejando “muitas felicidades e muitas vitórias neste novo campo”.

Para João Agostinho, vice-presidente da secção de Desporto, este foi um dia de “muitas emoções para toda a população de Ortiga” e para todos os elementos da direção que mantêm nesta localidade “fortes raízes”.

“Isto é algo que já tem sido tentado há alguns anos e que finalmente conseguimos ter esta melhoria de condições e de infraestruturas no nosso campo”, destacou.

João Agostinho (à esquerda) e Bruno Raimundo (à direita) em declarações ao mediotejo.net. Foto: mediotejo.net

A aquisição e os trabalhos no terreno do campo, realizadas de forma gratuita, datam do início dos anos 80. “A nível da construção dos balneários, está a fazer neste momento 40 anos. Em 1983 foi quando se assentou o primeiro tijolo dos nossos balneários, tudo de forma voluntária, não se pagou um cêntimo que seja na construção de tudo o que aqui está”, observou Bruno Raimundo.

A concretização de um sonho antigo não teria sido possível sem o apoio da autarquia e da Junta de Freguesia, entidades a quem João Agostinho, em nome da Liga, deixou o mais profundo agradecimento, não esquecendo o envolvimento de todos aqueles que ajudaram durante as obras de forma voluntária.

Bruno Raimundo, por sua vez, disse que a população se tem mostrado feliz com o resultado do trabalho efetuado e pelo facto de a equipa que acompanham com tanto carinho deixar de ser a única equipa da 2ª Divisão Distrital a jogar num pelado.

GALERIA

“Para nós também era… não digo que nos sentíssemos envergonhados mas custava-nos um pouco percorrer os vários campos do distrito com excelentes condições e no nosso não termos as mesmas para oferecer aos adversários. Neste momento podemos orgulhar-nos daquilo que temos”, frisou Bruno Raimundo.

Prestes a dar início a mais uma época desportiva, a equipa de Ortiga mostra-se agora particularmente ansiosa por receber os seus adversários no renovado espaço. A melhoria das condições vai permitir abrir novas portas e criar oportunidades na contratação de novos atletas. E quem sabe, com novas dinâmicas captar novos atletas, havendo desde já a ambição de conseguir constituir um escalão de formação e até uma equipa de futebol feminino.

GALERIA

“Estamos desejosos para que comece a nova época desportiva. O facto de termos o relvado também nos dá novas oportunidades de ter outro tipo de atletas, com outras condições, que quando tínhamos o pelado não era possível. Portanto, claro que estamos ansiosos e aguardamos com expectativa o início da próxima época desportiva”, revelou João Agostinho.

Nem só a nível de infraestruturas se têm movido esforços na equipa da casa. O jogador conta que têm sido feitas melhorias a nível de plantel e que após terem ficado sem treinador na época passada, este ano já contam com um técnico que “conhece bem a equipa e que nos dará grandes garantias”.

GALERIA

Quanto ao futuro, os planos passam por reunir as condições para a criação de uma equipa de formação, assegurando assim o futuro e a continuidade da equipa e, talvez, uma equipa de futebol feminino, facto que já foi ponderado e que poderá vir a ser uma possibilidade.

Em declarações ao mediotejo.net, o presidente da Câmara de Mação falou numa coligação de esforços entre o município, a Junta de Freguesia e a Liga que, com o reaproveitamento do relvado do Campo de Jogos Agostinho Pereira Carreira, em Mação, que foi dotado de um novo sintético, permitiu dar uma resposta a este “anseio antigo” de uma comunidade que se uniu em torno de um objetivo.

“Nós estamos a falar de uma localidade e de uma freguesia muito unida, com um espírito de comunidade muito enraizado. São realmente pessoas muito dinâmicas naquilo que são a concretização dos seus objetivos e, portanto, acho que estão satisfeitos com a concretização deste projeto”, vincou Vasco Estrela.

GALERIA

“A festa de hoje é também para dar este gosto às pessoas de Ortiga, para que possam vir jogar connosco e também sentir a alegria de poder jogar neste novo relvado”, concluiu aquele que é um dos responsáveis pela secção de Desporto.

A cerimónia de inauguração do relvado sintético no campo de Ortiga contou com a atuação do Grupo Folclórico e Etnográfico da localidade que, após quase 14 anos fora de cena, regressou à atividade em 2022. Foram 23 anos de atividade regular, até que em 2008 parou. Lançado o desafio a um dos fundadores, para que se reativasse o rancho, o Grupo Etnográfico e Folclórico regressou aos palcos a 13 de agosto do ano passado, por ocasião das Festas de Ortiga. Agora, bailou e celebrou por um novo motivo de alegria.

GALERIA

A emoção era visível nos olhos que aguardavam com ansiedade o pontapé de saída que inauguraria o primeiro jogo no “campo da terra”. Após a atuação do rancho, Vasco Estrela juntou-se às duas equipas e deu início à partida que colocou o relvado à prova.

A festa continuou e estendeu-se até ao final da tarde na freguesia de Ortiga que ocorreu em grande número e assistiu de forma animada e emotiva à concretização de um sonho com mais de quatro décadas.

Fotogaleria

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *