Fotos: Mihaela Motaianu

A vila de Mação foi palco no dia 9 de junho, domingo, de uma ‘Oficina de Arte e Gesto’ com base em Arqueologia Experimental e reprodução de tecnologias pré-históricas, onde os participantes puderam moldar materiais e aprender técnicas deste período da História, fazendo uma viagem no tempo.

Este workshop e tecnologias experimentadas pelos participantes estão associados à temática da exposição do Museu de Arte Pré-Histórica de Mação, que puderam visitar acompanhados de Sara Cura.

Por outro lado, puderam pôr em prática os conhecimentos transmitidos. Os participantes, orientados por Pedro Cura, trabalharam barro, pedra, pigmentos e aprenderam a fazer queijo como se fazia na Pré-História, levando no final os objetos experimentais feitos na oficina.

Esta oficina resultou de uma organização da Câmara Municipal de Mação e Museu Municipal, em parceria com as Cidades da Aprendizagem e Cátedra UNESCO em Humanidades e Gestão Integrada do Território.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *