Exposição permanente. Foto: mediotejo.net

Foi apresentada a 7 de novembro, no Museu da Música Portuguesa, no Estoril, a nova série documental da RTP “Em Busca do Museu Desconhecido”, um projeto que pretende dar a conhecer museus de todo o país e das ilhas, aqueles que não são assim tão conhecidos do público. O Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo, em Mação, é um dos contemplados. Segundo informação da autarquia, o episódio sobre o Museu de Mação deverá ir para o ar no início de fevereiro de 2020, na RTP.

A primeira temporada da série arrancou a esta segunda-feira, 11 de novembro, explorando o Museu da Luz, no Alqueva, que guarda memórias da antiga Aldeia da Luz – submersa pela barragem assim que fecharam as comportas, levando ao realojamento da população.

Este programa, com cunho das jornalistas Margarida Metello e Sofia Leite, pretende ser “uma viagem de norte a sul do Continente e Regiões Autónomas à descoberta de museus que têm muito para mostrar mas que o grande público nem sempre conhece. Arqueologia, artes plásticas, etnografia, História, memórias de saberes e indústrias desaparecidas, estes museus formam um verdadeiro mosaico do património português”, lê-se no site da RTP.

Com o apoio da Direção-Geral de Património Cultural, a primeira temporada terá 37 episódios. Serão dados a conhecer 17 das 156 instituições que integram a Rede Portuguesa de Museus, entre eles o Museu de Mação.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *