Foto: CMM

A Câmara Municipal de Mação entregou esta quinta-feira, 23 de abril, computadores portáteis e routers ao Agrupamento de Escolas Verde Horizonte para serem distribuídos aos alunos sinalizados com carências que os impediam de prosseguir com o ensino à distância. Os equipamentos serão cedidos em regime de empréstimo, sendo um total de 58 além de 24 tablets também já entregues. Na reunião de Câmara desta sexta-feira, dia 24 de abril, Vasco Estrela referiu que “todos os alunos terão a sua situação resolvida”, dando resposta ao levantamento que indicou 86 alunos a requerer equipamentos informáticos e 45 alunos sem acesso à internet a partir de casa.

Os equipamentos emprestados destinam-se aos alunos sinalizados pelo Agrupamento de Escolas de Mação. Quer computadores/tablets, quer routers para acesso à internet, destinam-se a alunos carenciados, que não possuam este tipo de recurso informático para aceder ao ensino à distância e às ferramentas necessárias para prosseguirem os seus estudos no 3º período.

Ao todo, a Câmara Municipal disponibiliza 58 equipamentos, entre eles os 24 tablets já entregues anteriormente ao Agrupamento, no âmbito do projeto intermunicipal “Miúdos Digitais”, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

Na reunião de 24 de abril, Vasco Estrela deu conta de ter sido feita “recomendação” para que sejam os alunos residentes no concelho de Mação a ter prioridade no acesso a estes equipamentos, ainda que se coloque a possibilidade de os alunos residentes noutros concelhos poderem vir a ter este apoio, em caso de necessidade.

“Os computadores portáteis e os routers são propriedade da Câmara Municipal de Mação estando assim, neste contexto de pandemia e emergência nacional, cedidos temporariamente aos alunos que deles necessitam através do Agrupamento de Escolas que fará a distribuição dos mesmos. No final do ano letivo, os alunos devolverão os equipamentos ao Agrupamento e, consequentemente, à Câmara Municipal de Mação”, refere a autarquia.

Foto: CMM

Os computadores agora distribuídos, resultam de aquisição pelo Município através da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo (PEDIME) e do projeto de promoção de sucesso escolar “Miúdos Digitais”, que conta com o apoio da União Europeia e do Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2020.

Vasco Estrela lembrou ainda o serviço gratuito lançado pela Câmara Municipal que apoia os alunos e famílias na impressão dos trabalhos e fichas de estudo, possibilitando a sua recolha na Biblioteca Municipal ou entrega ao domicílio.

O presidente de Câmara refere que “tempos excecionais, requerem medidas especiais, pelo que tudo faremos para que os jovens estudantes, com maiores dificuldades de acesso ao ensino à distância, possam ultrapassar estas barreiras, impostas pela nova realidade que vivemos”.

A entrega de equipamento informático pretende “minimizar o impacto e as alterações que esta pandemia trouxe às suas vidas, nomeadamente à vida escolar, dotando-os de ferramentas para que possam acompanhar o ensino à distância e viverem este 3º período de forma mais tranquila”, num processo “o mais acessível e equitativo possível para todos”.

“Estamos a trabalhar para isso. Não há receitas mágicas, mas faremos o que estiver ao nosso alcance para que assim seja”, termina o edil.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *