Foto: mediotejo.net

Decorre esta terça-feira, dia 28 de dezembro, a cerimónia de Entrega de Bolsas de Estudo e Prémios de Mérito da Câmara Municipal de Mação aos alunos do concelho. A iniciativa decorre a partir das 18h30, no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira. O programa de bolsas de estudo representa um investimento de cerca de 33 mil euros este ano, uma vez que são atribuídas 22 bolsas de estudo. Os bolseiros da Câmara Municipal de Mação recebem 1500 euros por ano.

Há 17 anos que o município dinamiza o programa de bolsas de estudo, um “apoio efetivo a jovens do concelho de Mação que frequentam o Ensino Superior público”. Assim, referente ao ano letivo de 2021/2022 serão atribuídas 22 bolsas (15 renovações e 7 novas bolsas) a alunos do ensino superior público, o que representa um investimento municipal de cerca de 33 mil euros este ano letivo. Cada bolseiro recebe 1500 euros anuais.

O objetivo é “contribuir para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural”. A autarquia relembra que “as Bolsas de Estudo são atribuídas por concurso de acordo com o rendimento per capita comprovado”.

Serão ainda entregues os Prémios de Mérito, uma outra modalidade, desta feita para reconhecer e incentivar “os melhores alunos do 2º e 3º Ciclos e Secundário no ano letivo 2020/2021, do Agrupamento de Escolas de Mação, num reconhecimento pelo seu esforço e boa prestação escolar”.

Os Prémios do 2º e 3º Ciclos são de 250 euros e o do Ensino Secundário é de 500 euros, sendo que “a atribuição destes Prémios é feita com base na informação disponibilizada pela Escola EB 2,3/S de Mação”.

Também o aclamado Prémio Gonçalo Matos, que “premeia a excelência e tem o nome do aluno do concelho que, até à data, teve a melhor média de entrada na Universidade desde a instituição destes prémios de mérito”, será entregue.

“A cada ano o prémio é atribuído ao aluno com residência no concelho, mesmo não sendo estudante em Mação, que tenha a melhor média de entrada no Ensino Superior”, contextualiza e lembra a autarquia.

Só quando a média do aluno Gonçalo Matos for ultrapassada o Prémio receberá o nome do aluno que a superar, o que ainda não aconteceu até à data, sendo que a média a superar é de 19.1 valores. O valor do Prémio Gonçalo Matos é de €500.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.