A aldeia de Chão de Lopes recebe no domingo uma atividade dedicada aos jogos tradicionais. Foto: CMM

A malha, o chinquilho, a macaca, o pião, saltar à corda, as andas, o quatro em linha, o jogo da jenga vão percorrer todas as freguesias do concelho, numa iniciativa da Câmara Municipal de Mação que pretende fazer recuar no tempo, promovendo o “Regresso às Origens” através dos jogos tradicionais. Depois da estreia em Envendos, chega a vez da freguesia de Ortiga receber este domingo, 6 de março, entre as 9h30 e as 12h30, o convite para uma manhã de diversão e de convívio intergeracional.

O ponto de encontro é no Jardim da Liga, ao ar livre e com jogos para todos, miúdos e graúdos, possibilitando o convívio de outros tempos e até passar o testemunho aos filhos e netos que não tenham tido grande contacto com este tipo de diversões que podem ocorrer em qualquer lugar, a qualquer hora, em casa ou na rua.

Favorecer a diversão em família é um dos objetivos da Câmara Municipal de Mação e o que motivou a promover Jogos Tradicionais nas freguesias do concelho, para além de “levarem numa viagem à infância”.

A participação é aberta à população e não carece de inscrição. O único requisito é a boa disposição e tentar lembrar-se das regras de cada jogo.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *