Foto: DR

A Galeria Carlos Saramago, no Centro Cultural Elvino Pereira, em Mação, será palco da exposição do maçaense Isidro Martins Serra, professor voluntário da Universidade Sénior local. No dia em que faz 70 anos, este sábado, dia 11 de novembro, inaugura a sua exposição de pintura “A Arte num Envelhecimento Ativo”, pelas 17h00, com convite a toda a população.

Isidro Martins Serra, foi empresário e sócio-gerente de várias empresas no ramo do mobiliário e da construção civil, e sempre residiu em Mação. Mas além disso, sempre soube desenhar.

Mas foi em 2019, após um AVC Isquémico, que descobriu outra paixão e aptidão. Desafiado pela sua filha a deixar de passar os dias em frente à televisão, inativo e deprimido, inscreveu-se na Escola de Pintura Amarte, em Mação, através da Universidade Sénior. Apesar de alguma resistência, acabou por descobrir que tinha também muito talento para pintar, além do desenho. A partir daqui, os seus dias foram sendo passados a pintar no atelier de pintura na garagem da sua casa.

Esta não será a primeira exposição do autor, uma vez que em outubro de 2019 participou na exposição da Escola de Pintura Amarte “Histórias e Lendas de Mação”, na Galeria do Centro Cultural Elvino Pereira. Em fevereiro de 2020 foi convidado a expor os seus quadros na Associação da Carregueira, aquando da festa da Matança do Porco.

Começou por ter gosto em pintar paisagens, mas a sua vontade de arriscar e aprender mais levou-o de forma autodidata a pintar outros estilos.

Desde 2021 é professor voluntário da disciplina de Pintura da Universidade Sénior de Mação, após desafio lançado uma vez mais pela sua filha, tendo em conta que a Escola de Pintura Amarte encerrou os seus serviços e os alunos da Universidade Sénior iam ficar sem aulas de pintura.

Isidro Serra nasceu no dia 11 de novembro de 1953, na aldeia de Carregueira, ali perto da vila de Mação. Este sábado comemora o 70º aniversário com a inauguração da exposição de pintura “A Arte num Envelhecimento Ativo”, dando não só prova do seu talento, mas também o exemplo de uma vida ativa e preenchida depois de reformado, mostrando que nunca é tarde para aprender… e ensinar.

Começou por ter gosto em pintar paisagens, mas, com muita vontade de aprender Isidro Serra, autodidata, começou a pintar outros estilos, e nesta exposição poderá notar-se a sua evolução, desde o seu primeiro quadro até ao mais recente, todos desenhados e pintados com muita criatividade, dedicação e empenho.

A exposição ficará patente de 11 a 30 de novembro de 2023, na Galeria Carlos Saramago do Centro Cultural Elvino Pereira, podendo ser visitada nos dias úteis das 9h às 17h30 e, aos sábados, das 14h às 17h30.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *