HMB, Luís Represas, Alma de Coimbra, HandMade e Fernando Pereira são os nomes do cartaz musical da edição 2017 da Feira Mostra de Mação, que este ano se fará nos mesmos moldes do ano anterior, com 5 dias de festa, no final de junho e a abrir os primeiros dias do mês julho.
“A seu tempo iremos definir tudo o que há para definir, pensamos que estamos a construir um cartaz equilibrado, não fugindo muito daquilo que é habitual. (…) Vamos manter os 5 dias conforme o ano passado fizemos”, assumiu.
Vasco Estrela acrescenta que “foi uma aposta que correu bem, pelo menos foi esse o feedback que recebemos quer das pessoas em geral, quer dos expositores, quer dos restaurantes, quer de quem esteve a explorar os bares”.
Ainda assim, o autarca revela que vêm aí novidades para esta edição. “Vamos ter uma outra novidade em termos de diversão para os mais novos, vamos tentar com o trabalho muito importante das associações, ter atividades durante os dias da feira, vamos ter uma outra iniciativa também importante. Posso antecipar o concurso de fotografia, que está a decorrer, e terá o seu epílogo na altura da feira, e serão entregues os prémios”, conclui.
Segundo o presidente da CM Mação, este é um cartaz “minimamente apelativo, e diversificado”, ainda que acredite haver “quem achará que o cartaz é muito bom, há quem achará que é assim assim, e quem achar que o cartaz é uma coisa com pouco jeito”, disse.
Com mais de duas décadas de existência, a Feira Mostra já se afirmou como um espaço privilegiado de reunião e convívio dos habitantes do concelho de Mação e de concelhos vizinhos. Particularmente, é a continuação de uma aposta em mostrar o que Mação tem de melhor e de divulgação das suas riquezas e potencialidades.
Divulgar as potencialidades do concelho a nível económico, destacar a importância da área agroalimentar, com espaço próprio, como a AmarMação, destacar a importância de tradições e profissões que, sem um peso efetivo, são uma força viva do concelho de Mação e fileiras importantes como apicultura, olivicultura, entre outras, promover o artesanato concelhio de forma a não perder algumas tradições e, mais, a fomentá-las e suscitar o real interesse da população, mostrar e oferecer aos visitantes a gastronomia do concelho na sua variedade e qualidade características, promover o potencial turístico, o património edificado e a própria história, promover a ação associativa do concelho e o seu papel a nível cultural, recreativo e desportivo, distinguir os empresários e agentes Económicos que têm, ano após ano, contribuído para a riqueza do concelho, criar espaço para a divulgação e apoio ao trabalho desenvolvido pelas Instituições Sociais de Solidariedade Social do concelho são objetivos da promoção deste certame.