A Guarda Nacional Republicana (GNR) promoveu o Dia da Unidade do Comando Territorial de Santarém na vila de Mação nos dias 18 e 19 de outubro. Tanto o concerto pelo Quarteto de Cordas da GNR como a cerimónia militar do XI Aniversário do Comando Territorial de Santarém, envolveram dezenas de pessoas que quiseram participar na iniciativa.
A 18 de outubro, no auditório do Centro Cultural Elvino Pereira o Quarteto de Cordas ofereceu um concerto à população, que, numa sala cheia, pôde aplaudir com agrado a iniciativa.
Já no sábado, as condições atmosféricas levaram a que a cerimónia prevista para o Largo Infante D. Henrique (Largo da Feira) para o Pavilhão Gimnodesportivo. As bancadas depressa encheram apesar do mau tempo, que não fez recuar os interessados em assistir à cerimónia militar que contou com presença de autarcas dos municípios do distrito de Santarém, bem como presidentes de Junta de freguesia e responsáveis por diversas instituições e entidades do concelho de Mação e deputados da Assembleia da República eleitos pelo círculo eleitoral de Santarém.
Destaque para a participação especial de alunos do Agrupamento de Escolas de Mação, do pré-escolar e do 1º ciclo, que assistiram devidamente fardados a toda a cerimónia e puderam ainda desfilar oficialmente integrados no programa sobre os olhares orgulhosos de familiares.
As comemorações do Dia da Unidade do CT STR cessam esta quarta-feira, dia 23, com o Seminário “Guardar os Nossos com Respeito”, que tem lugar na Escola Superior de Saúde de Santarém.
