O festival ‘Dobradiça’, um programa multidisciplinar de arte e cultura contemporânea, já arrancou em Mação. O evento prolonga-se até 5 de agosto e vai decorrer em vários espaços da vila, contando com vários artistas convidados, entre eles Jennifer Wennefer, Ramiro Guerreiro, Sophie Clements, Joy Gregory, Leni Dothan, a par de Miguel Miceli, artista residente.
Em nota de imprensa, a Câmara de Mação, que apoia este Festival bienal, refere que o evento “Encontros Contemporâneos de Arte traz a Mação vários artistas, de várias áreas”, numa “organização do casal Joana Rosa e Jabulani Maseko, ela arquiteta, ele artista. Vivem em Mação e pensaram nesta forma de celebrar as Artes no interior”.
O evento de arranque foi um performance de Jennifer Wennefer. O palco foi a desativada Fábrica Mirrado, que ganhou uma nova vida. Continuará a ser palco de outros eventos. Os espetáculos decorrem por vários locais da Vila de Mação ao longo de cinco semanas.
“No cruzamento entre um tempo, um lugar, um conjunto de artistas e uma comunidade, A dobradiça liga realidades aparentemente distantes e dissolve os limites fictícios, propondo um diálogo entre artistas e público, embebendo-se na paisagem (social, natural, construída e desconstruída) e deixando-se contaminar por ela”, descreve a autarquia, tendo realçado que o programa da bienal “reflete a diversidade da cultura contemporânea”.
“A partir das propostas de artistas de expressões, origens e percursos muito diferentes, cria-se um programa-constelação, vibrante e diverso, pensado para um público heterogéneo”, sendo o seu propósito o de “encurtar distâncias e contrariar assimetrias, em estreita relação com o território e as pessoas que o habitam”.
O evento, cujo programa pode consultar AQUI, é de acesso livre, para eliminar todas as barreiras possíveis entre o público e aquilo que se apresenta, facilitando o movimento, a fluidez e a abertura.
