A vila de Mação acolhe este domingo, dia 16 de julho, a Feira de Santo Aleixo, uma das quatro feiras anuais da vila, e que decorrerá no Largo Infante D. Henrique (Largo da Feira), a zona com a maior concentração de feirantes, estendendo-se também ao Largo dos Bombeiros e à Praça Gago Coutinho.
Ali poderão ser adquiridos diversos produtos, desde vestuário e calçado, produtos horto-frutícolas, árvores de fruto e plantas, ferragens e ferramentas, quinquilharias e utilitários para a casa e agricultura, não faltando ainda produtos típicos da região.
Refira-se que anualmente Mação é palco de mais três feiras tradicionais, que marcam o calendário e a cultura locais, nomeadamente a Feira de Janeiro, ao terceiro domingo do mês de janeiro; a Feira dos Ramos, no domingo de Ramos; e a bicentenária Feira dos Santos, no feriado de 1 de novembro.
Outros certames do género marcam o calendário de atividades do concelho, caso da Feira Mostra – 1º fim de semana de julho, Feira da Melancia, em Cardigos – 2º domingo de agosto, Feira do Tremoço, em Cardigos, – 2º domingo da Quaresma, a Feira anual de Carvoeiro – 3º domingo de agosto e a Expo-feira do Carvoeiro, em junho, na vila de Carvoeiro. Também Envendos promove a sua Feira anual no 1º domingo de setembro.
