Praia fluvial de Cardigos, em Mação. Foto: Joana Rita Santos/mediotejo.net

A época balnear já arrancou em Mação, com tudo operacional e em condições para receber os visitantes. As três praias fluviais do concelho, em Cardigos, Carvoeiro e Ortiga, e a piscina ao ar livre em Mação já recebem muitos banhistas, sendo que o bar de apoio na praia de Ortiga apenas entrará em funcionamento no sábado, dia 1 de julho. A Bandeira Azul na praia fluvial de Carvoeiro foi hasteada na terça-feira.

Em declarações ao mediotejo.net, o presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, mostra-se otimista na qualidade da oferta à população e aos muitos visitantes que procuram o concelho e as suas zonas balneares, tendo assegurado que estão reunidas todas as condições para receber as pessoas.

ÁUDIO | VASCO ESTRELA, PRESIDENTE CM MAÇÃO:

Vasco Estrela destacou a importância de receber bem, tendo referido que as piscinas municipais descobertas de Mação abriram este ano mais cedo ao público, no dia 22 de junho, para mais uma época balnear. A piscina estará a funcionar até 10 de setembro e fecha apenas à segunda-feira de manhã, para limpeza e manutenção, deixando de ter dia de encerramento semanal.

Foto: CMM, 2022

O autarca destacou ainda, além da muita procura das praias fluviais em Ortiga e em Cardigos, a praia fluvial do Carvoeiro, um oásis cravado na natureza e que ostenta a Bandeira Azul há 17 anos consecutivos, sendo a praia fluvial do interior do país com mais anos consecutivos com o galardão ambiental.

Não é novidade que esta é uma praia banhada a “ouro sobre azul” no concelho de Mação, sendo um dos ex-libris turísticos que atrai milhares de visitantes todos os verões, que ali optam por passar férias e dias de descanso, fugindo ao rebuliço das praias do litoral. Pelo 17º ano consecutivo, a Bandeira Azul é ali hasteada, distinção que lhe confere grau de qualidade e excelência, um selo que atesta ano após ano a importância deste local na dinâmica da freguesia de Carvoeiro.

Praia fluvial de Carvoeiro está já em condições de receber banhistas após um esforço muito grande dos serviços municipais no sentido de concluir as obras de reabilitação e requalificação, para sanar os estragos provocados pela depressão Elsa em dezembro de 2019. O investimento do município ascende os 150 mil euros. Foto: DR

Mação tem três praias fluviais disponíveis para a época balnear e as piscinas descobertas no centro da vila, a que se juntam as piscinas ao ar livre em Envendos e muitas outras para descobrir, como o caso do Pego da Rainha.

O Pego da Rainha, junto à aldeia de Zimbreira, Envendos, é um dos pontos mais recônditos de Mação que continua a chamar a atenção dos veraneantes. Foto: mediotejo.net

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *