A Câmara Municipal de Mação voltou a ser distinguida, pela segunda vez, no Prémio Autarquia do Ano, desta feita sendo reconhecida na categoria Desporto e Vida Saudável – Apoio às Boas Práticas de Nutrição, pela implementação do projeto “Nutri Mação em Ação”. Em 2021 a autarquia também mereceu distinção neste prémio, na altura vendo reconhecido o mérito do projeto “Mação, Concelho Amigo do Idoso”.
A autarquia maçaense esteve representada na gala de entrega dos prémios pela vereadora Margarida Lopes e por duas técnicas do Serviço de Ação Social do município.
Refira-se que esta iniciativa premeia anualmente o melhor que se faz nas autarquias locais em Portugal. São atribuídos Prémios, Grandes Prémios e Menções Honrosas às iniciativas e práticas inovadoras que marcam diariamente o país.

A Câmara Municipal de Mação refere que “tem como uma das suas principais missões a promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos seus Munícipes, praticando um serviço público de muita proximidade, atenção e prevenção”.
“Atenta às necessidades da população e no âmbito das ações que desenvolve junto da comunidade, a autarquia dispõe de uma nutricionista que ajuda a implementar hábitos de alimentação saudáveis, através de iniciativas destinadas a todas as faixas etárias”.
A autarquia desenvolveu “um projeto de avaliação do estado nutricional das crianças do 1.º Ciclo do agrupamento escolar de Mação”.
O Projeto NutriMação em Ação “foi posto em prática, pela primeira vez, no ano letivo de 2021/2022, numa parceria conjunta com o Agrupamento de Escolas Verde Horizonte”.
Este projeto, agora premiado, “destina-se a todas as crianças do 1º ciclo do concelho e visa a redução dos casos de excesso de peso e obesidade infantil através de ações de sensibilização para a importância da aquisição de conhecimentos e hábitos alimentares saudáveis”.
A nutricionista da autarquia desenvolve também projeto junto do Clube Sénior, onde se “confeciona receitas saudáveis, com os idosos, apresentando alternativas às receitas tradicionais a que estão habituados ou até novos ingredientes”.
Além disso, “desenvolve também atividades com o intuito de melhorar os seus conhecimentos sobre alimentação saudável, como o jogo do semáforo, o questionário “Quem quer ser Saudável’” e o “Mitos e Verdades sobre Alimentação”. A par de estes são várias as ações de acompanhamento e aconselhamento sobre saúde e bem-estar, sobre boas práticas alimentares e nutricionais”, frisa a autarquia.
A autarquia regozija-se com esta distinção por este Prémio “confirmando e reforçando as opções tomadas e os projetos promovidos para melhorar a qualidade de vida de quem vive no concelho de Mação”.