O concelho de Mação encontra-se a dinamizar um projeto no âmbito da gestão sustentável dos recursos e da universalização da utilização de materiais didáticos de qualidade nas escolas. Com o Spin Mação, o município vai ser pioneiro na implementação de um programa de reutilização de manuais escolares para os alunos do 5º ao 12º ano, que permite às famílias poupar até 80% nos livros escolares dos seus filhos, e recuperar parte das despesas com os livros do ano anterior caso não necessite deles e os queira entregar para integrar a iniciativa.

Com um investimento de cerca de 12 500 euros + IVA, a autarquia passa a ser parceira juntamente com o Agrupamento de Escolas Verde Horizonte e a Biblioteca Municipal nesta ação. O protocolo tem a duração de um ano letivo.

Este programa funcionará para os alunos do 5º ano até ao 12º ano, “uma vez que o governo alargou a oferta dos manuais escolares até ao 4º ano, algo que a CMM já fazia, e ganhamos aqui margem para fazer este projeto e apoiar, visto que era a nossa ideia desde a primeira hora”.

“Mação vai reutilizar, é essa a intenção para que as famílias do concelho de Mação possam fazer a reutilização de livros escolares”, explicou o autarca Vasco Estrela, acrescentando que esta iniciativa faz parte do “compromisso eleitoral de tentar encontrar forma de ajudar as famílias a poupar na aquisição de livros escolares, ou eventualmente conforme o que se tem feito aos alunos do 1º ciclo, contribuir de acordo com os rendimentos de cada família para a aquisição dos livros, ou oferecer os livros, tentarmos encontrar aqui uma solução para podermos ajudar as famílias neste sentido”.

“Surgiu esta oportunidade, através desta empresa que está a dinamizar este projeto de reutilização de livros escolares (…) vamos fazer um procedimento com esta empresa SPIN, a ideia é tentar que as famílias possam poupar até 80 por cento dos valores do preço dos livros através da sua reutilização”, referiu.

Fonte: Spin Mação.

Como funciona?

Segundo o autarca “é simples”. Se tiver um livro já reutilizado do seu filho, e que este não precisa utilizar mais, entrega esse livro para ser reutilizado por outra pessoa que necessite dele. Aqui receberá 20% do valor que pagou por esse livro, e na aquisição de um novo livro terá um desconto até 60%. Tudo isto dará um desconto global médio de 80%, segundo explicou o presidente da CMM.

“Teremos um ponto de recolha na escola e eventualmente na Câmara, onde poderão deixar os livros e onde poderão fazer a inscrição para poder vir a adquirir os livros com o desconto que está aqui previsto”, indicou.

O autarca reconheceu ainda que, por ser ano de estreia, poderá haver alguma dificuldade na implementação do projeto. “É o primeiro ano em que as coisas vão acontecer, é provável que não seja possível que tudo corra da forma que se espera (…) poderemos ter aqui alguma dificuldade”, disse, fazendo ainda notar que à empresa Spin caberá a “obrigação de assegurar que todos aqueles que querem livros reutilizados, possam reutilizar livros e mais do que isso, entreguem os seus livros para serem reutilizados, tenham acesso a todos os livros que precisam”.

Ainda assim, Vasco Estrela tem esperança que este programa possa trazer mais-valias à sua comunidade. “No fundo a CM Mação está a cumprir a sua obrigação, e um pouco mais do que isso. Está a disponibilizar uma ferramenta que as pessoas podem utilizar para poderem poupar aqui algum dinheiro, e mais do que isto nesta fase não é possível, dependerá da vontade das pessoas e da sua disponibilidade e da sua abertura, da possibilidade de encararem bem ou menos bem esta oportunidade”, terminou.

Reutilizar é aproveitar manuais escolares que, sendo válidos, podem ser utilizados por novos alunos. Poupa o ambiente e poupa a carteira, sendo que o Spin Mação assegura o controlo de qualidade dos manuais e da sua validade no ano seguinte, num processo de compra/venda de manuais usados com um desconto associado de até 60% do PVP e um ganho de até 20% do PVP.

Para mais informações e caso pretenda já fazer um pré-registo, deve consultar o site https://www.spinmacao.pt/. Prevê-se também a disponibilização de uma aplicação para download.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *