O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a 10 de outubro. O ACES Médio Tejo vai assinalar a data ao longo dos próximos dias, e até sexta-feira, dia 16 de outubro.

No Centro de Saúde de Mação (UCSP), serão dinamizadas iniciativas dirigidas aos utentes e profissionais, como a distribuição de crachás, marcadores de livros e autocolantes, afixação de cartazes, e apresentações em powerpoint para as salas de espera com mensagens alusivas à temática.

Aderiram igualmente a esta iniciativa as Unidades de Cuidados na Comunidade de Almourol, Cova da Iria, Olhos de Água e de Ourém, por fazerem parte das equipas enfermeiras especialistas de Saúde Mental do ACES Médio Tejo.

Refira-se que o Dia Mundial da Saúde Mental visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, político ou socioeconómicas. Esta data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que a questão da saúde mental não é estritamente um problema de saúde. No que concerne à saúde mental e segundo a Direção Geral de Saúde, os mais afetados são as mulheres, as pessoas com menos educação e com maiores dificuldades económicas.

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *