O Cemitério de Penhascoso, na União de Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira, ganhou maior capacidade com o novo espaço criado pela junta de freguesia, numa obra já há muito ansiada e com um projeto de 1998. No dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, o novo espaço acolheu uma singela cerimónia de bênção pelo pároco de Mação aberta à comunidade local.
Esta obra foi da responsabilidade da União de Freguesias e teve a duração de 3 anos, traduzindo-se num investimento total de cerca de 75 mil euros. O projeto foi assinado por Carla Loureiro, membro da União de Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira.
Segundo a UFMPA, a ampliação do cemitério vem resolver “um problema que há muito existia naquele cemitério”, que se prendia com falta de espaço e poucos covais já disponíveis para novas sepulturas.
O novo espaço tem capacidade para 150 campas e 5 jazigos, estando prevista a instalação de alguns ossários.
No dia 1 de novembro decorreu a cerimónia da bênção, pelo pároco Amândio Mateus, deste espaço novo que veio dotar o cemitério de Penhascoso de maiores condições e capacidade para outras sepulturas. A iniciativa contou com o presidente da UFMPA José Fernando Martins, que a conduziu, bem como todo o elenco da junta de freguesia, do presidente da Câmara Municipal de Mação Vasco Estrela e alguns fregueses.
A União de Freguesias tem também estado a intervir no segundo cemitério da sua responsabilidade, em Aboboreira, com trabalhos de requalificação e pintura geral, que incluem “colocação de novo pavimento nos corredores do interior, eliminação de degraus com criação de rampas de acesso, melhoramento da rede de água (distribuição no interior), arranjo dos espaços verdes do exterior com colocação de bancos, construção de pequenos muros e de uma fonte”, refere a UFMPA.
Vídeo: Cerimónia de bênção do novo espaço do Cemitério de Penhascoso, pela UFMPA.