A Aldeia Natal de Mação está instalada no centro histórico da vila, convidando crianças e famílias a viver a magia da quadra no Largo dos Combatentes, num espaço em que se vive mesmo o espírito do Natal. Tendo aberto oficialmente as suas portas no dia 9 de dezembro, ali ficará até dia 6 de janeiro uma aldeia especial para miúdos e graúdos se deliciarem com os ícones e adereços alusivos à quadra.
Não falta ainda a Caixa para receber as Cartas ao Pai Natal, que depois serão respondidas, num espaço que conta com adereços e elementos natalícios “produzidos pelos funcionários da Câmara Municipal de Mação de forma voluntária e criativa”, destaca a autarquia.
A Aldeia Natal está sempre aberta mas, em comunicado, a Câmara Municipal de Mação sublinha “pelo bem-estar e segurança de todos, não deve haver uma utilização abusiva do espaço, nomeadamente em relação ao baloiço, que deve ser utilizado com ponderação, sem excessos, nem brincadeiras exageradas”.
Trata-se do segundo capítulo de uma pequena Aldeia Natal que nasceu em Mação e que procura afirmar-se como um espaço para estar, para brincar, para sentir e viver o Natal em família, onde as crianças poderão criar boas memórias, nomeadamente com a moldura natalícia preparada para o postal de família.
A Aldeia Natal pretende crescer e afirmar-se como local de passagem obrigatória para quem vive, visita e passa o Natal em Mação.
Vídeo da inauguração da Aldeia Natal de 2022:
Programação: (Nota – poderá sofrer alterações)
9 de dezembro – 14h30 – Inauguração da Aldeia Natal
17 de dezembro – 15h00 – Atelier de Enfeites de Natal
18 de dezembro – 10h às 16h – Fotografias de Família
24 de dezembro – manhã – Animação Natalícia
Outro motivo para visitar Mação durante esta época festival é a tradicional Expo-Venda de Natal, instalada como é habitual na Galeria do CC Elvino Pereira, junto à Biblioteca Municipal, entre os dias 1 e 30 de dezembro.
Apresenta diversas propostas e ideias para presentes de Natal, desde elementos decorativos produzidos por artesãos, brinquedo e outros produtos em madeira, têxteis, produtos locais como o mel e licores, diversos produtos “feitos por quase 3 dezenas de artesãos e instituições concelhios”.
Nos dias 17 e 18 de dezembro, a Expo-Venda recebe a visita especial da Mãe Natal, que irá fazer pinturas faciais e a oferecer miminhos às crianças que ali fizerem uma visita.
A Expo-venda congrega e oferece um variado leque de artesanato local, fruto do trabalho dos artesãos e das instituições de solidariedade social do concelho de Mação, e tem-se vindo a afirmar “ano após ano, como o espaço ideal para fazer compras de Natal”, lê-se na nota de imprensa da autarquia.
A Expo-venda de Natal pode ser visitada nos seguintes horários:
– Dias úteis: das 9h00 às 17h30, incluindo à hora de almoço;
– Fins-de-semana e feriados: das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.
A finalizar, mesmo ali ao lado, acontece a Feira do Livro de Natal, até porque um livro é sempre uma boa ideia de presente. A feira acontece até 31 de dezembro, oferecendo mais de 500 livros, onde se incluem obras de autores do concelho de Mação.
Esta é uma das duas Feiras do livro organizadas pela Biblioteca anualmente, “com o objetivo de criar uma boa oferta local e promover a leitura junto do público de todas as idades”.
Horário:
Dias úteis: 9h00 – 17h30
Fins-de-semana e feriados 9h30 – 13h00 / 14h00 – 17h30
