No dia 30 de abril, terça-feira, às 12h30, junto à Câmara Municipal de Mação, no estacionamento do Largo dos Combatentes, será entregue à Guarda Nacional Republicana – GNR de Mação uma viatura cedida pela Câmara Municipal de Mação, um investimento da autarquia na ordem dos 18 mil euros que visa apoiar o serviço de policiamento e segurança de proximidade naquele município.
O investimento da Câmara para a cedência desta viatura à GNR tem em vista “o reforço dos meios auto necessários a uma mais eficaz ação de prevenção, defesa, proteção e segurança das populações.”
A medida, que havia sido aprovada por unanimidade na reunião de executivo camarário pública a 26 de dezembro, tendo como uma das contrapartidas a circulação do veículo somente no concelho de Mação, agora concretizada com a entrega da viatura à GNR..
O autarca, que já havia dado conta desta intenção na reunião pública de novembro, explicou que a entrega desta viatura, um veículo ligeiro de passageiros, sucede na medida em “que possa ser uma viatura que sirva o concelho de Mação, é uma das condições que entendemos que devem ser cumpridas (…) que sirva essencialmente para monitorização, vigilância, política de proximidade e segurança junto das pessoas mais idosas nas várias localidades do concelho”, disse.
Vasco Estrela recordou as características do concelho, com 400 km quadrados, localidades muito dispersas, e “algumas com poucos habitantes, a esmagadora maioria delas pessoas idosas e que passam muito tempo sozinhas”, entendendo que, com esta aprovação, se está “a contribuir para que seja possível a GNR deslocar-se mais vezes a estes locais”.
Sabendo que existe “um défice de viaturas nas forças de segurança em Portugal”, a CM Mação entendeu agir “no âmbito das suas competências para colaborar com outras entidades, à semelhança do que já fez com o Ministério da Saúde, tendo cedido duas viaturas ao Centro de Saúde da vila, uma no âmbito da CIMT e outra por iniciativa própria da autarquia”.
Quanto às características do veículo, o autarca referiu que “será um pouco mais alta do que uma viatura ligeira, para dar maior visibilidade e para transmitir um pouco mais de segurança aos munícipes e que possa também ser fator de dissuasão de eventuais ilícitos criminais”, com esperança “que sirva para que a GNR possa ter uma presença mais efetiva no terreno, reforçada por este meio”.
Por outro lado, Vasco Estrela assumiu que tem esperança “no reforço de dois ou três homens que bem falta fazem”, frisando que o Posto territorial maçaense perdeu cerca de 5 operacionais, contando-se 19 militares ao serviço.
Esta terça-feira, dia 30 de abril, vai proceder-se à entrega da viatura, com assinatura de protocolo onde ficarão estabelecidos “os direitos e deveres da GNR, de ambas as partes, e competirá à GNR a manutenção da viatura e todos os encargos inerentes”. A propriedade será da CM Mação, que assegurou a compra do veículo, com um ano de uso, por cerca de 18 mil euros.
c/Joana Santos