Esta quinta-feira, 24 de janeiro, realiza-se a cerimónia de assinatura do contrato da empreitada de “Beneficiação dos sistemas autónomos para garantia da qualidade da água – Sistema de Ortiga”, concelho de Mação, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mação. A sessão tem início pelas 15h00 e conta com a presença Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, do Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, e do Presidente da Águas do Vale do Tejo, José Manuel Sardinha.
Segundo informação divulgada pela autarquia, a empreitada que fora adjudicada por 640 mil euros, “pretende assegurar a reabilitação do sistema de abastecimento de água potável a Ortiga, mediante a remodelação geral das infraestruturas existentes, em particular ao nível das condutas adutoras e reservatórios”.
Nesse sentido, “serão construídos 5 km de condutas de abastecimento e dois novos reservatórios, o de Pontão, com duas células de 100 m3 e equipado com um sistema de filtração e desinfeção e da Lagoinha, com 100 m3”.
Também nesta obra se inclui a reabilitação do Reservatório do Campo de Futebol, sendo que a autarquia entende que se tratam de obras que irão permitir “reforçar a qualidade do abastecimento a uma população de cerca de 640 habitantes”.
No Salão Nobre da autarquia será apresentado o Sistema de Abastecimento de Água ao Município de Mação, “recentemente concluído” e que totaliza um “investimento global de cerca de 7 milhões de euros, cofinanciado por fundos comunitários em 70%”.
Segundo avança, na mesma informação, a CM Mação, tratam-se de investimentos que permitem “alterar as origens de água, substituindo as captações subterrâneas anteriormente utilizadas, por novas origens, como a Albufeira da Barragem de Castelo de Bode e a Albufeira de Corgas”, considerando-se que, a par da intervenção iniciada em Ortiga, “contribuiu para a melhoria do nível de vida, dando resposta aos problemas relacionados com o abastecimento de água à população”.

Por fim, após a cerimónia, realizar-se-á uma visita à ETAR de Ortiga, “que entrará em fase de pré-arranque” e aos respetivos sistemas elevatórios (sendo que esta obra se encontra a decorrer e tem conclusão prevista para o início de 2019).
A obra da ETAR de Ortiga corresponde a um investimento de 640 mil euros e vai permitir “a desativação de duas instalações compactas, contribuindo para melhoramento da qualidade de vida da população”, termina a mesma informação.