A Câmara Municipal de Mação voltou a promover o projeto “Bebé+Mação”, pelo 7º ano consecutivo, tendo oferecido no dia 26 de março cabazes com produtos de puericultura e dois cheques-prenda aos 21 bebés nascidos em 2021, um apoio no valor de 300 euros. Também foi entregue um pacote literário, que inclui o cartão de leitor da Biblioteca Municipal, promovendo o incentivo à leitura desde tenra idade. Este ano voltou a haver festa e convívio entre os recentes pais e novos habitantes de Mação, com direito a mimos e lanche com bolo comemorativo.
Nos últimos dois anos o projeto prosseguiu mas de forma mais contida, devido à pandemia de covid-19, pelo que este ano o auditório do Centro Cultural Elvino Pereira, na vila, voltou a acolher os bebés, pais e familiares para um momento de festa.
Esta é uma das medidas de apoio e incentivo à natalidade promovidas pela autarquia, e este ano representou um investimento de cerca de 6 mil euros.
Em declarações ao mediotejo.net, o presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, disse que este é sempre um momento de festa e que dá gosto promover, a partir de “um gesto simbólico”, que pretende congratular as famílias pela chegada de novos membros e, por sua vez, a chegada de novos munícipes para o concelho, que a par de outros do Interior do país, padecem de forte envelhecimento populacional e desertificação.

“Trabalhamos, penso eu, da melhor maneira para tentar inverter ou pelo menos suster este declínio populacional, mas o que é importante realçar neste dia foi evidentemente comemorarmos a vida, comemoramos o nascimento de novas crianças que estão a viver no nosso concelho e que espero que continuem a viver, e que possam aqui ser felizes e constituir famílias, se possível, ainda mais alargadas”, disse.
ÁUDIO | Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação
O autarca refere que este apoio é também o assumir de “um compromisso com os jovens” do concelho, no sentido de sentirem o apoio da autarquia nas políticas de apoio às famílias, lembrando que a CM Mação tem sido distinguida com o galardão de “Autarquia + Familiarmente Responsável”.

Ainda assim, não deixa de frisar que esta tendência de baixa taxa de natalidade se tem agudizado nos últimos anos a nível nacional, reconhecendo que se trata de “um problema grave que Portugal tem” e que se verifica nos municípios do Interior do país, caso de Mação, “mais dificuldades”.
O projeto, que acontece há 7 anos consecutivos, contempla a oferta de cabazes personalizados com produtos de puericultura no valor de 200 euros, e dois cheques-prenda no valor de 50 euros, perfazendo um apoio de 300 euros aos nascidos em 2021, sendo uma medidas de apoio e incentivo à natalidade da Câmara Municipal de Mação.

A equipa da CPCJ Mação prosseguiu com a tradição de há cerca de duas décadas, oferecendo um livro com intuito de promover a leitura e o deleite de ouvir histórias desde pequenos. Também a Biblioteca Municipal emitiu e entregou os Cartões de Leitor aos mais novos munícipes do nosso Concelho.
A festa terminou com lanche convívio com direito a bolo comemorativo, feito especialmente para saborear e festejar os novos bebés do concelho de Mação.
