Na passada quarta-feira, durante a sessão de Assembleia Municipal de Mação, o executivo camarário, na pessoa do presidente da CMM, Vasco Estrela, convidou os eleitos a participar numa volta inaugural com o autocarro recentemente adquirido pela autarquia. O investimento de 200 mil euros foi tido em conta no Orçamento para 2016, e o procedimento teve início em março de 2015.
O autocarro, que representa um investimento de cerca de 200 mil euros, vem substituir uma viatura que completou 16 anos, estando inapta ao transporte de crianças de acordo com a legislação. Segundo a Lei n.º 13/2006 de 17 de Abril, do Transporte colectivo de crianças, artigo 5.º sobre Licenciamento e identificação de automóveis, ponto 3. A licença é automaticamente suspensa se a “b) Antiguidade do automóvel for superior a 16 anos, contada desde a primeira matrícula após fabrico”.
O novo autocarro é de marca Volvo, com lotação de 51 passageiros sentados, 1 tripulante e e 1 motorista.

O contrato foi assinado este ano este verão, depois de formalizada a decisão de adjudicação a empresa do Porto a 2 de junho, após concurso público; o contrato inclui a retoma do autocarro Iveco com 16 anos.
Vasco Estrela já havia referido em reuniões de executivo do ano passado que seria necessária “aquisição de um autocarro, porque o existente vai fazer 16 anos, e nos termos da lei, com essa idade já não pode transportar crianças”, justificou.
Esta quarta-feira, os deputados da Assembleia Municipal aceitaram o convite de Vasco Estrela, fazendo um pequeno trajeto na vila de Mação, em troço da estrada nacional e da A23.
O mediotejo.net assistiu ao momento.
Inauguração do novo autocarro adquirido pela CM de Mação
Publicado por mediotejo.net em Quarta-feira, 30 de Novembro de 2016
Já na quinta-feira, feriado da Restauração da Independência, o veículo fez a sua primeira viagem ao serviço do município, transportando até Lisboa a Sociedade Filarmónica União Maçaense até às Comemorações do Dia da Restauração, que desfilou na Avenida da Liberdade.
