Foto: Pexels/ Karolina Grabowska

A Câmara Municipal de Mação, através do Espaço de Apoio à Vítima – Espaço M, no âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres que se assinala esta sexta-feira, dia 25 de novembro, vai realizar duas sessões dirigidas aos alunos do ensino secundário, com uma palestra pela associação social e artística Tocar n’Alma.

Os jovens poderão ouvir histórias reais, sendo sensibilizados para os temas da violência doméstica e violência no namoro. As sessões vão decorrer no Auditório da Escola EB 2,3 de Mação no período da manhã desta sexta-feira, entre as 9h30 e as 11h00.

Recorda a autarquia que “apesar das várias medidas e campanhas de sensibilização, as estatísticas dos primeiros três trimestres deste ano, relacionadas com a violência doméstica, revelam que assinalar este Dia continua a ter um propósito, infelizmente, atual e urgente”.

A violência doméstica matou 20 mulheres até setembro de 2022, sendo que “estes números revelam que a tendência não é de um decréscimo deste fenómeno, porque até ao referido mês foram assassinadas mais 4 mulheres que no total do ano de 2021”.

“Sendo uma realidade que não pode ser ignorada, tornando-se fundamental e urgente refletir sobre esta problemática, sensibilizar a sociedade e responsabilizar todos/as os/as cidadãos/as para a denúncia, uma vez que se trata de um crime público. Esta é uma obrigação de todos/as”, sublinha a CMM, referindo-se a um problema social que “tem vindo a destruir vidas e famílias, deixando marcas profundas e destrutivas para sempre em todos/as aqueles/as que vivem num contexto de violência”.

Foto: Unsplash

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres assinala-se anualmente a 25 de novembro, sendo que a data foi instituída pela Resolução 52/134 da ONU. O seu propósito é alertar para a violência física, psicológica, sexual e social que atinge as mulheres.

A União Europeia tem em marcha a promoção da mobilização dos seus parceiros a nível institucional, procurando reforçar os ordenamentos jurídicos de apoio às vítimas, sendo uma das iniciativas o «Plano de Ação em Matéria de Igualdade de Género 2021-2025» da Comissão Europeia.

Este plano visa fomentar a cooperação entre Estados-Membros, União Europeia e organizações da sociedade civil em questões de igualdade de género. Promove também o acesso universal a cuidados de saúde (especialmente em matérias de direitos sexuais e reprodutivos), à educação e ao acesso a cargos de liderança. Destaca-se ainda a inclusão da perspetiva da mulher em novos domínios estratégicos, como a transição ecológica e a transformação digital.

Em 2022, no âmbito da comemoração do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, o tema é “UNITE! Activism to End Violence against Women & Girls”.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *