O Instituto Terra e Memória, juntamente com o Museu de Arte Pré-Histórica de Mação abriram a época de trabalhos de campo do verão de 2018 com atividades de prospeções e escavações arqueológicas que decorrem em Pego, no habitat Neolítico de Salvador, prosseguem depois na gruta do Cadaval, em Tomar.
Os trabalhos de escavações arqueológicas, no âmbito do projeto MTAS, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e coordenado pelo Instituto Terra e Memória, em conjunto com diversas entidades nacionais e estrangeiras, estão a decorrer no habitat Neolítico de Salvador (Pego, Abrantes).
Esta intervenção, assim como as realizadas na Anta 1 de Vale da Laje (Alverangel, Tomar) ou as previstas para a Gruta do Cadaval (Além da Ribeira e Pedreira, Tomar) decorrem ao longo dos próximos meses, contando com diversos especialistas e estudantes do Mestrado Erasmus Mundus em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre.

Decorrem também nesta altura trabalhos de prospeção que terão maior incidência na procura e identificação de abrigos de arte rupestre pintados em altitude e sítios rupestres com gravuras.
